Abraço simbólico ao Comercial Goedel celebra o Dia Estadual do Patrimônio Cultural em Ernestina
Em um gesto carregado de história, afeto e pertencimento, estudantes, professores, autoridades e membros da comunidade de Ernestina se reuniram na manhã desta sexta-feira (15/08) em frente ao tradicional Comercial Goedel, para um abraço simbólico à primeira casa comercial do município, uma construção erguida em 1939 e preservada até hoje pelos seus atuais proprietários, João e Reni Goedel.
A atividade integrou a programação oficial do Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2025, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado (Sedac), e foi conduzida pelo Museu Municipal Dona Ernestina. A proposta, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, é lembrar à comunidade que preservar o passado é um ato de amor com o futuro.
“É de grande valia, conhecermos a cultura e a história local e, sobretudo valorizarmos ainda mais o nosso patrimônio histórico e cultural. Só se preserva aquilo que se ama, e só se ama aquilo que se conhece, ou seja, por isso, é importante que todos se apropriem e conheça a história do município de Ernestina e região, pois de trás de cada patrimônio tem um passado, um sentimento, uma memória e uma história que deve ser preservada e salvaguardada”, frisou o professor e historiador Alexandre Aguirre, idealizador da atividade e responsável pelo Museu Municipal.
A ação também contou com a presença da secretária de Educação, Marlei Petry, da secretária de Saúde, Raquel Altmann, professores, equipe diretiva, representantes da Brigada Militar e da Polícia Civil, além da comunidade escolar da rede municipal de ensino. A atividade proporcionou um momento de reflexão e reconhecimento sobre os bens materiais e imateriais que fazem parte da identidade de Ernestina, como o próprio museu, o ofício de benzer da Dona Ana, o Cemitério do Imigrante e o lendário trator de 1920, entre outros.
Programe-se para visitar o museu
A programação especial do município segue neste sábado, dia 16 de agosto, quando o Museu Municipal Dona Ernestina estará com suas portas abertas das 08h às 11h30min e das 13h às 17h. O tema da participação local é “Patrimônio Histórico e Cultural: conhecer para preservar”, com visitação ao acervo de mais de 600 peças, bate-papo sobre história e cultura e entrega gratuita de livros sobre a história do Rio Grande do Sul para os primeiros visitantes.