1° encontro Agosto Dourado em Ernestina reforça os benefícios da amamentação para mães e bebês
Com o objetivo de conscientizar e incentivar a amamentação, a Secretaria da Saúde de Ernestina realizou o 1° encontro dentro da campanha Agosto Dourado, com a palestra “O Amor que Alimenta: Benefícios da Amamentação para Mães e Bebês”, ministrada pela Dra. Renata Boehm, biomédica especialista em farmacologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
O encontro foi realizado na segunda-feira, 11 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores, reunindo profissionais da saúde de Ernestina, a primeira-dama Malgari Boehm, a segunda-dama Maricel Cunha Vargas e membros da comunidade para debater os impactos positivos do aleitamento materno na saúde da mulher e da criança.
Durante a palestra, a Dra. Renata destacou que o leite materno é o alimento ideal para os primeiros meses de vida, fornecendo todos os nutrientes e anticorpos essenciais para o desenvolvimento do bebê. A amamentação contribui para prevenir infecções, alergias, doenças gastrointestinais, obesidade e até a síndrome da morte súbita infantil.
Para as mães, os benefícios incluem uma recuperação mais rápida no pós-parto, menor risco de câncer de mama e ovário, prevenção de doenças crônicas e fortalecimento do vínculo com o bebê. Apesar de todos esses benefícios, dados nacionais mostram que apenas 45,8% dos bebês menores de seis meses são alimentados exclusivamente com leite materno, um número que, conforme a palestrante, ainda precisa melhorar.
A técnica de enfermagem da UBS de Ernestina e consultora de amamentação Ana Paula Baumgardt também explanou sobre o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2025, com o slogan “Priorizemos a Amamentação – Construindo sistemas de apoio sustentáveis”. Ana Paula ressaltou a importância de se construir ambientes acolhedores e políticas públicas eficazes, que ofereçam suporte real e duradouro para as mães que desejam amamentar, desde o início precoce do aleitamento até o acompanhamento profissional e familiar no dia a dia.
A secretária de Saúde, Raquel Altmann, disse que “amamentar é um ato de amor e saúde. Nosso papel, como Secretaria da Saúde e poder público, é oferecer informações, orientações e suporte para que as mães se sintam seguras e acolhidas neste processo tão importante. Campanhas como o Agosto Dourado fortalecem esse cuidado.”