Estudantes membros da Coopercarte, da Escola Educarte, visitam prefeito Nico
Pensar no coletivo é um exercício de cidadania e foi justamente com esse espírito que os estudantes da Escola Educarte levaram até o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm (Nico), um pedido voltado ao fortalecimento das atividades da cooperativa escolar Coopercarte, criada por estudantes da EMEF Educarte.
A apresentação do pedido ocorreu em reunião na última terça-feira, dia 1º de julho, quando os estudantes foram recebidos pelo prefeito Nico em agenda na Prefeitura. O objetivo da reunião foi apresentar as atividades desenvolvidas pelo grupo e solicitar o apoio da administração municipal de Ernestina para a destinação de um espaço físico à cooperativa.
Formada por 34 estudantes, a Coopercarte incentiva o trabalho em equipe, a organização e a valorização do protagonismo juvenil. Durante o encontro, os alunos explicaram como funcionam os processos internos da cooperativa e apresentaram um objeto de aprendizagem criado por eles com o intuito de gerar recursos e fortalecer as ações do grupo.
O prefeito Nico elogiou a iniciativa e ressaltou a importância do cooperativismo como ferramenta de transformação social. “O espírito de cooperação, de pensar no coletivo, de empreender em grupo, é o caminho para construirmos uma sociedade mais solidária, justa e desenvolvida. Me alegra muito vermos lideranças surgindo nas escolas, todos preocupados em construir um mundo melhor. Essa semente que vocês estão plantando hoje, com certeza vai render frutos importantes para o futuro de vocês e de toda a comunidade de Ernestina e região”, parabenizou o prefeito.