Com caso confirmado em Tio Hugo, município de Ernestina reforça alerta contra a dengue e pede colaboração da população
A confirmação do primeiro caso de dengue no município vizinho de Tio Hugo, divulgado nesta terça-feira (06/05), acende um alerta para toda a região. Em Ernestina, a administração municipal ampliará as ações de cuidado no combate ao mosquito aedes aegypti. A Secretaria Municipal da Saúde reforça a importância de cuidados como o uso diário de repelente como uma das formas de proteção individual.
A população também pode e deve contribuir verificando regularmente seus pátios e eliminando qualquer recipiente que possa acumular água. Vasos de plantas, garrafas, calhas e caixas d’água devem estar sempre limpos e bem vedados. O mosquito se prolifera rapidamente e todo cuidado é importante.
Na próxima segunda-feira, dia 12 de maio, a equipe epidemiológica da Secretaria da Saúde iniciará o novo ciclo do LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), com visitas intercaladas nas residências para monitoramento. A ação é obrigatória e determinada pelo Ministério da Saúde.
Em janeiro, o índice de infestação era considerado baixo em Ernestina, “mas precisamos da colaboração de todos para manter esse índice baixo. Com a participação da população, faremos o possível para evitar que a dengue ou mesmo a chikungunya cheguem ao nosso município. É muito importante que cada um faça a sua parte, pois a prevenção é o melhor remédio”, acrescenta a secretária da Saúde de Ernestina, Raquel Altmann.