Ernestina inicia 2º Grupo de Tabagismo com foco em saúde preventiva e acolhimento
A Secretaria Municipal de Saúde de Ernestina iniciou o 2º Grupo de Tabagismo, ampliando o trabalho iniciado com sucesso no grupo anterior. O encontro de abertura ocorreu na quinta-feira (17/04) e contou com a presença da secretária de Saúde, Raquel Altmann, e do enfermeiro Pierre Guilherme, responsável técnico pelo acompanhamento dos participantes.
A nova turma é formada por 10 pessoas que receberão, ao longo do processo, apoio profissional, medicação gratuita, adesivos de nicotina, além de técnicas terapêuticas como a auriculoterapia e o uso de óleos essenciais, que vêm demonstrando resultados significativos na redução do vício.
O primeiro grupo, iniciado em fevereiro, segue em acompanhamento e já registra conquistas emocionantes, como o caso da munícipe Maísa Gonçalves da Silva, que após 40 anos de tabagismo está há mais de 50 dias sem fumar. “Estou desde o dia 23 de fevereiro sem fumar e muito agradecida por essa oportunidade e apoio que nos dão”, destacou.
Para a secretária Raquel Altmann, o avanço do projeto é reflexo de um compromisso com a saúde preventiva e com o bem-estar da comunidade. “É gratificante escutar os pacientes relatando que estão conseguindo deixar o vício do tabaco. Isso não melhora somente a vida de cada um, mas de todos que estão ao redor dessas pessoas. Precisamos trabalhar em busca de uma saúde preventiva, com projetos que contemplem todos os munícipes”, afirmou.