A administração municipal de Ernestina está agindo na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, que mobiliza toda a comunidade ernestinense. Nesta semana, a Secretaria da Saúde iniciou a aplicação do inseticida Fludora nos prédios públicos do município, como escolas, Cras, Ginásio Municipal Manivela e unidades administrativas, seguindo as orientações da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde.
O trabalho, que teve início na última sexta-feira (28/03), faz parte do bloqueio químico preventivo, contempla a aplicação do produto em locais estratégicos com base no cronograma da Secretaria de Saúde.
A aplicação começou pelas escolas municipais e seguirá em outros espaços públicos. Após a aplicação do inseticida, os ambientes poderão ser reutilizados após uma hora, conforme instrução técnica.
O prefeito de Ernestina, Odir João Boehm (Nico), afirma que o Poder Público está agindo para proteger as famílias ernestinenses. “Nosso objetivo é proteger as pessoas, pois tem casos em municípios próximos de chikungunya”. A secretária de Saúde, Raquel Altmann, acrescenta que “é fundamental que todos façam a sua parte. Os moradores também precisam ajudar a eliminar focos do mosquito para combater a proliferação das doenças. Essa é uma luta de todos”.