28 de setembro de 2023 as 14:47 / Geral

Escola Educarte promove palestra sobre o “Centenário da Revolução de 1923”

Na manhã da última quarta-feira, 27, a Escola Educarte de Ernestina, promoveu para os professores, alunos e funcionários, palestra ministrada pelo Prof. Me. Alexandre Aguirre, sobre os 100 anos da Revolução de 1923, que ocorreu no Estado do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, o professor e historiador Alexandre Aguirre, agradeceu o convite da competentíssima diretora Makeli Rosseto da Silva, por proporcionar aos alunos um tema de extrema relevância e, sobretudo, oportuno. Segundo a versão popular, a comissão de Vargas e Flores da Cunha teriam ido dar ciência ao governador da desastrada derrota, mas antes que pudessem falar, Borges de Medeiros teria iniciado um agradecimento efusivo por terem ido pessoalmente parabenizá-lo por sua vitória. Enfim, a ‘vitória’ de Borges passou pelas “mãos, ou melhor, pelo cálculo matemático” de Getúlio Vargas e Flores da Cunha. Passados alguns anos depois deste episódio, muitos dos ex-republicanos “admitiam” que, na verdade, Borges de Medeiros havia, de fato, perdido a eleição.
Entretanto, o ponto alto do encontro, foi quando ocorreu a simulação da eleição de 1923, onde os alunos puderam escolher entre o candidato Antônio Augusto Borges de Medeiros do Partido Republicano Riograndense (PRR) e Joaquim Francisco de Assis Brasil do Partido Federalista (PF). Após os alunos votarem, foi escolhida uma Comissão Eleitoral para participar do escrutínio dos votos, que foram tiradas de uma urna eleitoral antiga, onde ocorreu a contagem dos votos em cédula de papel na presença da diretora Makeli Rosseto da Silva, professor Rodrigo Magarinos e demais presentes. Após a contagem dos votos, ocorreu a divulgação do resultado na presença de todos.
Borges de Medeiros – PRR: 11 votos;
Assis Brasil – PF: 51 votos;
Enfim, na simulação realizada pelos alunos da Escola Educarte, após 100 anos da Revolução de 1923, sem recontagem de votos e, sobretudo um pleito com lisura e transparência, respeitando a soberania dos alunos e a nossa democracia, o grande vencedor foi Assis Brasil. O objetivo da história é tirarmos lição dela, para que os erros do passado não voltem a se repetir, mas infelizmente, em muitos casos a história tende a se repetir. Parabéns para direção da escola, pois foi uma manhã única e de muita troca de aprendizagem, a Escola Educarte és referência para toda região, pelo seu engajamento, dedicação e, sobretudo propiciando aos alunos serem protagonistas da sua própria história e não objeto da mesma. Um agradecimento especial ao Dr. Dalmir Franklin de Oliveira Júnior, Juiz Eleitoral da 128ª Zona de Passo Fundo, por ter disponibilizado duas urnas antigas que foram usadas durante as apresentações e palestras em alusão ao “Centenário da Revolução de 1923”, nosso muito obrigado e a nossa gratidão.

Na oportunidade, a diretora Makeli Rosseto da Silva, destacou que: “Quero agradecer ao professor Alexandre Aguirre, pela disponibilidade em vir até a nossa escola e abordar para os nossos alunos, professores e funcionários, sobre o “Centenário da Revolução de 1923”, pois é um tema de suma relevância, pois trata-se de um período conturbado da história política do Estado do Rio Grande do Sul, onde de maneira didática e de fácil compreensão trazido pelo professor, os alunos puderam participar de forma direta e dinâmica, ou seja, unindo a teoria e a prática ao mesmo tempo. Enfim, uma manhã de muita aprendizagem e, sobretudo, de troca de saberes,” frisou a diretora.