04 de abril de 2023 as 08:47 / Geral

Praça lotada e belas apresentações marcaram a abertura oficial da Semana do Município de Ernestina, no último sábado (01)

Aconteceu na manhã do último sábado, (01/04), a abertura oficial da Semana do Município de Ernestina, em celebração aos 35 anos de Emancipação Político-Administrativa, que ocorre no próximo dia 11 de abril. O ato de abertura ocorreu na Praça Municipal Norberto Otto Gayger, onde contou com a presença do prefeito Renato Becker, primeira-dama Elena Maria Goedel Becker, vice-prefeito Paulo Penz, da secretária de Educação, Sueli Penz, secretária da Assistência Social, Mônica Aguirre, da corte de soberanas do município, Rainha Thainá Grando Lago, 1° Princesa Karoline Voigt e 2° Princesa Laura Sartori, gerente da Agência Sicredi de Ernestina, Beatriz Pereira de Oliveira, gerente da Agência Cresol, Daiane Schnornberger, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ernestina, Paulo Baumgratz, enfermeira Chefe da UBS, Letícia Micheletto, diretor do Museu Municipal Dona Ernestina, prof. Alexandre Aguirre, diretoras da Rede Municipal e Estadual de Ensino, Makeli Rosseto da Silva, Vera Vollmer, Aline de Mello e Diones Magarinos da Silva, nutricionista do município, Jane Bonamigo, repórter da Rádio Planalto Wews, João Altair, e os comunicadores Gringo do Povo e Hermenegildo Pulga. Além da presença dos funcionários públicos, alunos, pais, professores e comunidade em geral.

Após a execução do Hino Nacional, os presentes entoaram o Hino do Município, interpretado pelos alunos da Rede Municipal de Ensino, acompanhados pela professora Daiane Goedel e pelo professor e músico Michael Pedrotti. Também, foi interpretada pelo professor Michael Pedrotti, a música de sua autoria que fala sobre o município de Ernestina. Na sequencia o prefeito Renato Becker, agradeceu a presença de todos e parabenizou os cidadãos e cidadãs ernestinenses pelo aniversário de 35 anos de emancipação político-administrativa de Ernestina.

Em sua manifestação o prefeito Renato Becker, destacou que: “Nesta semana o município celebra os 35 anos de sua emancipação político-administrativa, mas temos que lembrar de todos os ex-administradores que me antecederam, pois todos foram importantes, ou seja, cada um fez o que era preciso ser feito em cada momento da nossa história, hoje as demandas e as necessidades do município são outras, mas o mais importante é irmos avançando e atendendo os anseios da nossa população. Parabéns a todos que com o suor do seu trabalho ajudaram a construir o desenvolvimento e o progresso do nosso município, vida longa, Ernestina,” destacou o prefeito Renato Becker.

O vice-prefeito Paulo Penz, lembrou que: “Da importância que todos os ex-administradores tiveram em conduzir e administrar o município ao longo dos seus 35 anos de história, ou seja, todos contribuíram para tornar-se um município pujante e melhor para se viver. Hoje, está história é feita por todos nós, que semeamos no presente a história que queremos colher no futuro”, pontuou o vice-prefeito Paulo Penz.

Também em sua manifestação, a secretária de Educação, Sueli Penz – ressaltou que: “O município de Ernestina tem uma linda história que deve ser conhecida por todos. Na Semana do Município, que já teve sua programação adiantada e iniciada no último dia 28 de março, vamos celebrar e comemorar o aniversário de 35 anos juntos com a nossa comunidade ernestinense. Também destacou a importância da atual Administração Municipal estar retomando eventos que ocorria no passado, como por exemplo, a escolha das Soberanas do Município de Ernestina, que ocorreu no ano passado, ou seja, estamos muitos felizes de ver essa praça voltando a respirar e sendo ocupada pelos seus verdadeiros donos, pela Comunidade Ernestinense, famílias, crianças, idosos, jovens, todos irmanados e celebrando a vida e a autonomia de seu município.

Outra coisa importante, que retomamos foi a música de Ernestina, de autoria do professor Michael Pedrotti, que retrata o dia a dia do povo ernestinense, ou seja, uma bela canção que faz parte da história da nossa gente. Quero parabenizar a toda minha equipe da Secretária de Educação e funcionários da Administração Municipal que não mediram esforços para que todos os eventos até aqui fossem um sucesso, isso só é possível realizar, graças ao trabalho realizado em equipe e união de todos, com muita dedicação e amor. Parabéns a todos os expositores que participaram da feira na praça, a EMATER, comércio local, participantes da rústica, do passeio ciclístico, enfim, nossa gratidão a todos que estiveram na Praça Municipal celebrando o Aniversário de 35 anos, que encerrou com chave de ouro, o tradicional bolo de aniversário que todos puderam degustar e vivenciar esse momento de festa”, frisou a secretária Sueli Penz.

O tradicional Programa A Voz de Ernestina, que vai ao ar todos os sábados pela Rádio Planalto News, foi transmitido ao vivo da Praça Municipal Norberto Otto Gayger, pelo repórter João Altair e pelo comunicador Gringo do Povo. Na oportunidade, foram entrevistadas várias autoridades e lideranças do município, como por exemplo, o primeiro Prefeito de Ernestina, Jaime Gonçalves da Silva, bem como, a primeira mulher Prefeita de Ernestina, a ex-prefeita Diná Lima da Silva, entre outros convidados. À tarde ocorreu a transmissão ao vivo do Programa Nossa Gente, Nossa Música, com o apresentador, Hermenegildo Pulga, tudo ao vivo, direto da Praça Municipal de Ernestina e que contou com a participação da comunidade que participou do programa.

Também, neste dia na Praça Municipal Norberto Oto Gayer, ocorreu feira da saúde, comercialização de artesanatos, feitos pela associação de artesãos de Ernestina, brinquedos infláveis para as crianças e comercialização de produtos colônias, mateada, entre outras atividades, foi uma tarde cheia de atrações.

Os registros fotográficos, foram realizados pelos profissionais da Empresa Fábrica de Sonhos, de Ernestina.