10 de novembro de 2022 as 14:52 / Geral

Município de Ernestina realiza reunião de mobilização sobre a Consulta Popular 2022 /2023

Na manhã da última quarta-feira (09/11), ocorreu na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal de Ernestina, uma reunião de mobilização sobre a Consulta Popular 2022/2023. A reunião contou com a presença dos membros do Conselho Municipal de Cultura e Turismo de Ernestina, Administração Municipal, chefe do escritório da EMATER de Ernestina, engenheiro agrônomo, Alessandro Davesac, secretária Municipal de Educação, Sueli Penz, diretora da Escola Educarte, Makeli Rosseto da Silva, coordenadora Pedagógica da SMEDCT, Adrieli Gnich e da engenheira civil, Mariana Knoff Vargas.

Na ocasião, o presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento (COMUDE) de Ernestina, professor e historiador Alexandre Aguirre, agradeceu a presença de todos, bem como, lembrou da importância da participação da população neste processo democrático e de cidadania, onde a população é soberana para escolher as demandas que atendam melhor à sua realidade e, sobretudo a necessidade e os anseios da maioria.
Na última Consulta Popular que ocorreu em 2021, o município de Ernestina entre os 21 municípios que fazem parte da AMPLA, foi o que recebeu mais votação, e por isso, ficou com a 1° colocação, que lhe garantiu um recurso de R$ 80 mil reais, que essa semana já foi encaminhado o empenho pelo Governo do Estado.

A Consulta Popular 2022/2023, através da assembleia ampliada do Corede Produção, definiu as três demandas que irão compor a cédula de votação, ou seja, as opções de votação são as seguintes: Agricultura, Turismo, Esporte e Lazer. Na consulta do ano passado, a demanda que recebeu mais votos foi o turismo, o qual receberá o recurso nos próximos dias. Para esse ano, conforme manifestação da maioria presentes na reunião, optaram por priorizar a demanda do Esporte e Lazer. É importante salientar, que a população é soberana e tem a liberdade em escolher a demanda que achar melhor, porém, na reunião foi ressaltado da importância neste momento, da proposta que contemple o Esporte e Lazer, pois as demais áreas já foram contempladas com recursos, nas consultas anteriores.

⚠️A votação das propostas, com finalidade de inclusão dos projetos no orçamento do Estado do exercício de 2023, será realizada pelo aplicativo Colab ou através do site https://www.consultapopular.rs.gov.br, de 14 a 23 de novembro de 2022.⚠️

Para ter acesso ao ambiente de votação o cidadão precisará informar o número de seu título de eleitor, o CPF e data de nascimento. Esse ano também poderá ser realizada a votação pelo WhastApp.