22 de setembro de 2022 as 10:18 / Geral

Homenagem da Prefeitura de Ernestina aos Gaúchos e Gaúchas de todas as Querências

No último 20 de setembro completou-se 187 anos da eclosão da Revolução Farroupilha (1835-1845), que ocorreu na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul e espraiou-se para o estado de Santa Catarina. Foi uma revolta dos estancieiros da região Sul do estado, contra a política centralizadora do Império. Um dos motivos da revolta fora a altas taxas sobre os produtos rio-grandenses, como charque, erva-mate, couros, sebo, gado entre outros. É importante ressaltar, que havia um incentivo apenas para importação do charque dos países do Prata – taxação do charque do RS era 25% e do Uruguai, país vizinho era de 5%.

Os farroupilhas lutaram para que os impostos e tudo que fosse vendido pelas províncias ficassem na origem, pois o controle do governo central fazia com que um simples calçamento de uma rua levasse de dois a três anos para ser aprovado, sendo que se fosse autorizado seria pago pelos proprietários das casas. Tudo era demorado, a ideia dos farroupilhas era criar uma República Federativa que daria autonomia para as leis, para a economia local.

Uma guerra civil é uma tragédia que nem os vencedores comemoram. Que nesse 20 de setembro, seja marcado de muita reflexão e, que a Chama Crioula ilumine o nosso estado e nação, que esse triste episódio que marcou a nossa história sul-rio-grandense sirva de lição e não se repita nunca mais, pois o diálogo, o respeito e a paz entre os povos sempre prevaleçam. Também não podemos esquecer dos bravos lanceiros negros que lutaram lado a lado com os farroupilhas, mas infelizmente tiveram suas vidas ceifadas no massacre (ou traição) de Porongos, o penúltimo confronto da Revolução Farroupilha, que ocorreu em 14 de novembro de 1844, um pouco menos de um ano para o fim da Guerra dos Farrapos.

Parabéns aos homenageados dos Festejos Farroupilhas 2022, os ernestinenses, senhores Nelson Arno Goedel e família e Vilson Aladi Goedel e família, tradicionalistas de marca maior e, que sempre estiveram na vanguarda defendendo a bandeira da nossa cultura gaúcha e, sobretudo, enaltecendo e incentivando os mais jovens a levarem a diante a paixão e o orgulho de ser gaúcho em qualquer chão, sempre honrando a nossa tradição.

Um agradecimento a todos os tradicionalistas, bem como, a comunidade ernestinense que se envolveram nos Festejos Farroupilhas 2022 (Etnias do Gaúcho, Rio Grande: Terras de muitas Terras), além das entidades tradicionalistas, CTGs, quadro de laçadores e escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino, equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo que durante essa semana se envolveram na organização e, no auxílio na realização das rondas crioulas e de uma intensa agenda de atividades; conforme programação oficial dos Festejos Farroupilhas 2022, o nosso muito obrigado e a nossa gratidão a todos e a todas que participaram.

Prefeito Renato Becker
Vice-prefeito Paulo Penz