26 de agosto de 2022 as 14:26 / Geral

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é marcada por varias atividades de inclusão

As atividades alusivas a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que acontecem em nossa cidade, entre os dias 21 e 28 de agosto, representa mais um importante passo para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de promover a inclusão e também combater o preconceito e a discriminação.

A Sala Multidisciplinar com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, juntamente com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Ernestina, têm se dedicado a oferecer para as crianças e adolescentes do município, a oportunidade de participar de oficinas e receber atendimento de profissionais e técnicos que buscam potencializar suas habilidades físicas, de linguagem, cognitivas e emocionais e, também, encorajá-los a superar suas dificuldades, mas, sobretudo amarem-se como são.

É de consciência comum que a chegada de um filho que exige cuidados especiais, representa um grande desafio para toda a família. E por isso, momentos de reflexão e partilha são extremamente importantes e representam um imensurável acalento diante da possibilidade de novos conhecimentos e trocas.

Dentro da programação preparada por toda a rede destacamos aqui a 2ª Roda de Conversa que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Ernestina, no dia 23 de agosto. A conversa foi ministrada pelas fisioterapeutas Juliete Bratz e Valéria Fontaneli Los, ambas ligadas a instituição AACD de Passo Fundo e ao Projeto TEAcolhe. Foi um momento muito especial de aprendizagem, integração e conexão.

Já no dia 25 de agosto aconteceu o passeio com as crianças e adolescentes atendidos tanto na Sala Multidisciplinar quanto no CRAS, junto com seus familiares e equipe técnica. Na oportunidade visitamos a Pousada e Ecoturismo Estância Velha, situada na localidade de Encruzilhada Muller, que faz parte da Rota Turística História & Sabores; nessa propriedade os alunos conheceram um pouco da sua história e, puderam apreciar o paisagismo que a mantém entre um dos mais belos roteiros de turismo da cidade de Ernestina. Em seguida desfrutamos do magnífico café colonial na Agroindústria Sabor do Campo e também de um espaço junto a natureza, onde pudemos fortalecer os vínculos, fazer trocas e brincar com as crianças.

Ao final desta semana, o desejo de todos nós que estivemos engajados neste trabalho de conscientização, é que possamos reconhecer e nos reeducarmos enquanto comunidade ernestinense, pois “o que torna cada um de nós especiais são as nossas diferenças”, e que por isso precisamos respeitar-nos e combater o preconceito e a discriminação todos os dias. Em especial dessas pessoas que possuem o diagnóstico das suas limitações e não são capazes de lutarem por seus direitos, sozinhas.

Equipe Multidisciplinar
Por Psicóloga Jaqueline Benoit