11 de agosto de 2022 as 14:22 / Geral

CONVITE

A Prefeitura Municipal de Ernestina, juntamente com o Museu Municipal Dona Ernestina, têm a honra de convidar a população Ernestinense e da região para participar no próximo dia 20 de agosto (sábado), das 9h às 12h, na sede do Museu Dona Ernestina, da seguinte atividade: Patrimônio – Conhecer para Preservar, em alusão ao Dia do Patrimônio Cultural que ocorre em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Neste dia os visitantes poderão conhecer o acervo do Museu Municipal Dona Ernestina, além de participarem de uma reflexão e um bate papo, sobre a importância da conservação e preservação do nosso Patrimônio Histórico e Cultural.

Também neste dia, será entregue aos visitantes um adesivo da campanha: Minha Cidade tem Museu, em alusão aos 22 anos do Museu Municipal Dona Ernestina, ocorrido esse ano em 11 de abril, ou seja, essa campanha tem por objetivo valorizar e, sobretudo, divulgar que o município de Ernestina conta há 22 anos, com museu de portas abertas, administrado pelo próprio município; recebendo diariamente visitantes, escolas, pesquisadores, turistas e população de Ernestina e região. Como bem lembrou a ex-professora do município de Passo Fundo, Lurdes Canelles: “Uma cidade que se preza tem museu, aberto e a disposição da população, espaço que salvaguarda a memória e a história do seu povo,” pontuou.

Segundo o professor e historiador Alexandre Aguirre, ressalta que: “Vamos conhecer a cultura e a história local e, sobretudo valorizar ainda mais o nosso patrimônio histórico e cultural. Só se preserva aquilo que se ama, e só se ama aquilo que se conhece, ou seja, por isso é de grande valia, que todos se apropriem e conheça a história do município de Ernestina e região, pois de trás de cada patrimônio tem um passado, um sentimento, uma memória e uma história que deve ser preservada e salvaguardada,” afirmou o historiador.

“Um povo sem o conhecimento de sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes.” Marcus Garvey

Arte: Cheila Baptista