04 de agosto de 2022 as 10:46 / Geral

Prefeitura inicia a instalação de contêineres para Coleta de Lixo em Ernestina

Lixo: contêineres começam a ser instalados em Ernestina

Na manhã da última sexta-feira (29/07), a Prefeitura Municipal de Ernestina, através da equipe de funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, iniciou a instalação do novo sistema de coleta de lixo, através de contêineres que estão sendo instalados na cidade de Ernestina e na Orla do Jacuí. É um momento histórico para a cidade de Ernestina, pois a partir de hoje, a população não vai mais precisar colocar o seu lixo nas lixeiras a céu aberto ou deixar no chão para que os cachorros rasguem as sacolas, além de atrair baratas, insetos e causar mal cheiro. Essa é mais uma política de governo que venho para beneficiar a população ernestinense, contribuindo diretamente na qualidade de vida dos munícipes. O novo sistema de coleta do lixo, através dos contêineres irá contribuir na limpeza urbana, evitando que a população deixe seu lixo acumulado em casa até o dia em que o caminhão passe para recolher, ou seja, agora independente do dia estar com chuva ou não, pode ser descartado o lixo a hora que quiser, pois o contentor é fechado e, sobretudo evita a proliferação de insetos, o mal cheiro, além de dar um aspecto de higiene e de limpeza. Nessa primeira etapa serão instalados 60 containers de 1000 litros, em vários pontos da cidade e da Orla do Jacuí, conforme estudo técnico realizado previamente pela empresa Eco Verde. A empresa ganhadora da licitação para realizar a coleta e a instalação dos contêineres é a empresa Eco Verde de Vila Maria, que a partir da próxima segunda-feira, 01de agosto, começa a recolher o lixo, através do sistema de containers. Cabe destacar, que a empresa é a responsável pela coleta e destinação dos resíduos sólidos e inorgânico de Ernestina, também é responsável pela higienização dos contêineres, bem como, pela manutenção dos mesmos. Aos poucos iremos ampliando e adequando os pontos que receberão os contêineres, sempre com o intuito de facilitar para a população o descarte do lixo. Em breve serão instaladas lixeiras em alguns pontos da Praça Municipal, bem como, em alguns pontos da cidade.

Prefeito acompanha a instalação dos contêineres

Um dos primeiros locais a receber os contêineres foi a avenida Fernando Duderstadt, ponto escolhido por ser um dos pontos de maior concentração de comércios e lojas. Por isso, na manhã de hoje, a administração municipal, inclusive o prefeito Renato Becker, juntamente com o secretário de Serviços Urbanos Everton Goedel, esteve no local fazendo a vistoria da instalação dos equipamentos. Na ocasião, Renato Becker destacou que: “Trata-se de um grande avanço e, sobretudo uma revolução na forma de coleta e destinação final do lixo, através de um sistema inovador e moderno. Com equilíbrio fiscal, estamos investindo em qualidade de vida. Com competência, estamos dando destino certo para o lixo e preservando a saúde de nossos cidadãos ernestinenses”, pontuou o prefeito.

Segundo o secretário Everton Goedel, cada ponto terá um equipamento, para a população colocar o seu lixo orgânico e inorgânico. A Eco Verde também disponibilizará um caminhão que recolherá os containers para limpeza, enquanto deixará no mesmo local, um container limpo e higienizado. A coleta do lixo dos containers será feita pela Eco Verde. Everton Goedel, acentua que o sistema vai proporcionar mais higiene ao recolhimento, uma vez que evitará que o lixo em sacolas plásticas vá parar no meio da rua, entupindo bueiros e prejudicando a comunidade, entre outras vantagens da nova prática. Solicitamos para a população que depositem o lixo dentro dos containers e não mais nas antigas lixeiras, que deveram ser retiradas na sequência.

Na ocasião, o prefeito Renato Becker, ressaltou que: “Estou muito feliz, pois mais uma proposta do Plano de Governo está sendo cumprida, ou seja, mais uma ideia que está saindo do papel para tornar realidade e, sobretudo, contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população ernestinense. Com a instalação do novo sistema de coleta do lixo, através dos contêineres, vai contribuir para deixar a cidade mais limpa, o Sistema de Coleta de Lixo Conteinerizada também atende as exigências ambientais e de saúde pública é já é usado em algumas cidades que aprovaram o padrão. Os contêineres fecham facilmente, impedindo o acesso de insetos e animais, evitando assim a proliferação de doenças, além disso o lixo é protegido e não se espalha com a ação da chuva,” destacou o prefeito.