17 de maio de 2022 as 10:42 / Geral

Câmara Municipal de Vereadores aprova projeto do Executivo Municipal que institui o Plano Municipal de Turismo de Ernestina

Pelos próximos quatro anos, o município de Ernestina terá o Plano Municipal de Turismo. O projeto permite que empreendimentos ligados ao setor no município possam realizar ações e traçar objetivos. O documento, aprovado por unanimidade em sessão da Câmara Municipal de Vereadores nesta segunda-feira (16/05), tem como objetivo fortalecer os vínculos com a comunidade ernestinense, pois o turismo é uma mola propulsora para a geração de emprego e renda, quando implantado de forma sustentada, proporcionando benefícios de médio e longo prazo às economias locais, pois implica uma rede complexa de atividades econômicas envolvidas no fornecimento de hospedagem, alimentação, bebidas, transportes, entretenimento e serviços aos turistas. Entretanto, para que o turismo efetivamente resulte em benefícios para o município é fundamental organizar, planejar e bem gerenciar todo o seu processo de desenvolvimento. Com a instituição do Plano Municipal de Turismo é possível definir as diretrizes, os objetivos e as estratégias que darão origem a projetos também estratégicos a serem elaborados e executados pelo Poder Público em parceria com empreendedores e investidores do setor, de conformidade com suas especialidades, objetivos e necessidades, a fim de determinar a sistematização, planejamento e organização da atividade turística no Município como forma de fortalecer e potencializar todos os produtos disponíveis com vistas a agregar valor, gerar novos postos de trabalho, desenvolver a economia de forma sustentável e oportunizar qualidade de vida. O documento expõe as ideias que devem ser colocadas em prática nos próximos quatro anos. Cabe ressaltar, que muitas das ideias que constam no Plano Municipal de Turismo, já estão sendo implementadas pelo município de Ernestina.
O plano é resultado de um amplo trabalho de discussões e análises, realizadas com a participação do Conselho Municipal de Turismo (COMTURC), EMATER, Secretaria Municipal de Educação, Turismo e Cultura, Executivo Municipal e empreendedores ligados à área do turismo local. O documento elencou várias ações, classificadas em curto, médio e longo prazo. Segundo o prefeito Renato Becker, destaca que: “Com esse plano para Ernestina, passamos a ter bem definido nossos atrativos turísticos, conseguimos focar nos investimentos e planos de trabalho necessários para desenvolver o setor. Passamos a ter mais clareza de onde devemos investir em qualificação, que tipos de atividades podemos apoiar e que negócios merecem ser incentivados. Temos no plano o reconhecimento de nossas potencialidades e a dimensão das nossas dificuldades. Podemos desenvolver um turismo que eleve a autoestima da nossa população ernestinense, valorize nossos costumes, amplie o mercado de nossos produtos coloniais e consiga diversificar nossa economia,” pontuou o prefeito. Um agradecimento para todos os edis que por unanimidade aprovaram esse importante projeto, que a partir de agora credencia o município a buscar recursos em nível estadual e federal, ou seja, uma conquista histórica para o município de Ernestina.