20 de janeiro de 2022 as 19:30 / Geral

Prefeito em exercício Paulo Penz e Secretária de Educação Sueli Penz – participam de reunião da AMAJA/AMPLA em Carazinho

Na última quarta-feira (19/01), o prefeito em exercício Paulo Penz, acompanhado da secretária municipal de Educação de Ernestina, Sueli Penz, estiveram no município de Carazinho participando de encontro com os prefeitos e secretários de Educação, conjunta com entre as Associações da AMPLA/AMAJA para discutir e sanar dúvidas sobre o piso do magistério, aplicação e desdobramentos necessidades de alterações nas Leis Municipais. O prefeito em exercício Paulo Penz, juntamente com a secretaria municipal de Educação Sueli Penz, participaram deste importante encontro, os quais contribuíram com as discussões, além de sanar muitas dúvidas existentes referente ao pagamento do Piso Nacional do Magistério estimado em 32.3% que encontra-se em discussão em Brasília. O palestrante do dia foi o advogado dr Clademir, que falou e tirou muitas dúvidas de todos os presentes, pois todos os prefeitos da região tinham dúvidas sobre esse tema, deixou claro que o reajuste é justo para todo o quadro de funcionários inclusive o magistério, mas que é impossível os municípios dar esse aumento ao magistério de 32.3% onde os municípios não comportariam devido ao impacto da folha de pagamento, mas que todos os municípios poderão fazer o reajuste dentro da realidade e contexto de cada município comporta. Entretanto, é preciso reformular primeiramente a Lei Municipal para poder fazer o reajuste sem problemas para os gestores, que poderão ser apontados Tribunal de Contas, senão o fizerem de maneira correta.
Entre os assuntos em pauta no encontro, também foi discutido o início do ano letivo, onde os prefeitos e secretários presentes afirmaram que mesmo com o decreto estadual, o ano letivo irá iniciar de qualquer maneira. Porém, fica a critério de cada gestor analisar a situação atual da pandemia em seu município e decidir sobre o início das aulas em seus respectivos municípios.