15 de outubro de 2021 as 09:01 / Geral

Professor: missão sublime de educar

Ninguém escolhe ser professor, pois educar é uma arte, ou melhor, uma vocação que está intrinsecamente ligada ao ato sublime de educar. A primeira pergunta a fazer para alguém que escolhe o ofício de educar é simples: gosta de gente?  Se a resposta for sim, não tenha dúvida que você fará toda a diferença na vida das crianças, adolescentes e jovens, pois o professor sempre será a referência para os seus alunos, pois é o professor que através da luz do conhecimento, deixa marcas profundas na vida de cada aluno ou aluna. Professor é aquele que sabe dizer não na hora certa, sabe usar sua autoridade sem ser autoritário, sabe respeitar para ser respeitado, trata os seus alunos iguais, independentemente da sua classe social, da sua etnia ou cor da pele. Ser educador não é somente do portão da escola para dentro, ser educador vai além da sala de aula, é participar da comunidade, é preparar planos de aula (inclusive nos finais de semana), corrigir provas, fazer planejamentos e projetos extraclasses, é ter cuidado consigo mesmo e com a sua família, ou seja, o professor é quase um Super-herói. Ser educador não é para quem quer e, sim, para quem pode, pois tem que ter paixão pelo ofício que escolheu, pois ensinar é uma arte, ou melhor, um sacerdócio. Hoje, em nosso país ser professor é um grande desafio, pois são inúmeras as dificuldades enfrentadas em seu dia a dia, mas nem por isso, o professor tem que baixar a cabeça e desistir de lutar e acreditar que através da educação é possível construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos. O educador Piaget já dizia: “Nasceu gente, é inteligente”, por isso a importância do professor ser o mediador na construção do conhecimento, pois ninguém deve ser considerado inapto para a aprender, todo ser humano precisa de oportunidade e, sobretudo ser valorizado e respeitado, pois o grande educador é aquele que consegue ensinar aprendendo com os seus alunos ou vice e versa. Paulo Freire, já dizia que: “Quem ensina, aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender.” Um dos principais desafios dos professores do século 21 é tornar os alunos seres pensantes e críticos, ou seja, aprender a pensar de forma crítica sobre o mundo e seu contexto onde vivem. Precisamos e devemos transformar o professor em uma das pessoas mais importantes da sociedade. Porque, no fim das contas, são eles que vão moldar nossa criatividade, nossa coesão social, que vão estabelecer os alicerces que levam a criar uma economia forte e sustentável. Devemos nos unir para dar aos professores e professoras maior autonomia e, sobretudo valorizar esse ofício que forma todas as demais profissões e que independente do avanço da tecnologia, jamais será substituído. Um país para crescer e se desenvolver economicamente e socialmente, é preciso investir pesado na qualificação dos seus professores e na educação pública de qualidade e, sobretudo em ciência e tecnologia. A Administração Municipal de Ernestina parabeniza os professores e professoras da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Ernestina, pela dedicação e comprometimento em oferecer um ensino de qualidade e de excelência para os nossos alunos ernestinenses.

A nossa Gratidão a todos!

Prefeito Renato Becker

Vice-prefeito Paulo Penz

Secretária de Educação Sueli Penz

(Crédito Arte: Eduarda Santos Gehlen)