07 de outubro de 2021 as 14:31 / Geral

Ernestina realiza primeiro passeio pela Rota Turística História & Sabores

Primeiro passeio no município integrando a Rota Turística História & Sabores ocorreu nesta sexta-feira (01/10), com atrações de turismo rural, histórico, aquático, jardins, flores, produtos coloniais, artesanais, gastronômico e contemplativo. O passeio pela rota turística contou com participação do prefeito Renato Becker, acompanhado da primeira-dama, Elena Maria Goedel Becker, extensionista rural da Emater de Ernestina, Rosane Turra Treviso, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ernestina, Paulo Baumgratz, integrantes do Conselho Municipal de Cultura e Turismo de Ernestina e demais visitantes.

Na manhã desta sexta-feira (01/10), ocorreu o primeiro passeio oficial com o município de Ernestina já incorporada junto à rota turística História & Sabores. O roteiro iniciou com um saboroso café da manhã na Padaria Veneza. Após, foi visitado os belos Jardins da Vone e da Delci, com uma imensa variedade de flores e plantas. A próxima visita foi na Casa do Artesão Mãos que Criam, onde os visitantes puderam conhecer um pouco do belíssimo trabalho realizado pela associação das artesãs do município de Ernestina. A próxima parada foi no Museu Municipal Dona Ernestina, com o seu acervo com mais de 600 peças catalogadas, integrado por objetos do mundo do trabalho, instrumentos agrícolas, objetos de uso doméstico, artigo religiosos, além do acervo de fotografias e de publicações (jornais, revistas e livros). Ainda na área urbana do município de Ernestina, ocorreu a visita na Mata Nativa e CIA, onde os turistas puderam observar a uma imensa quantidade de espécie de mudas nativas e frutíferas, flores, arranjos e flores ornamentais. O intervalo para almoço ocorreu no cartão postal de Ernestina, no Camping Prainha, em um cenário encantador, onde há uma sinfonia da natureza com a contemplação do alagado do Rio Jacuí. Após esse ultimo ponto de visitação na cidade de Ernestina, partimos para o turismo rural, ou seja, a próxima parada foi na Pousada e Ecoturismo Estância Velha, na localidade de Encruzilhada Muller, onde os visitantes tiveram contato com a natureza, passeio a cavalo, área para esporte, camping e comidas típicas e café colonial. E finalizando o roteiro, a visita foi na Agroindústria Sabor do Campo, situada na localidade do Faxinal, onde todos puderam saborear um belo café colonial servido pelos proprietários deste empreendimento familiar, além de conhecerem a produção artesanal de Bolachas, Cupcakes, Cucas, Pães, Doces e Salgados.

Na oportunidade, o prefeito Renato Becker, ressaltou que: “O passeio de hoje foi o primeiro passo para ampliarmos e melhorarmos cada vez mais o Turismo em nosso município e, por conseguinte fomentar a geração de emprego e renda, pois o turismo hoje é uma das atividades econômica que mais cresce no país e no mundo. Parabéns para todos os empreendedores que fazem parte da rota turística História & Sabores, pela receptividade e pelo excelente atendimento aos visitantes, nunca pensei, que o município de Ernestina tivesse tanto lugares lindos e organizados, aliás, com um potencial turístico enorme, que muitas vezes, muitos não sabem ou não conhecem as maravilhas que o nosso município possuem,” afirmou.

Para o professor e diretor de cultura e turismo de Ernestina, Alexandre Aguirre, destaca que: “O turismo é a mola propulsora do desenvolvimento econômico e social, pois é um agente transformador que ajuda promover a inclusão social, gerando oportunidade de emprego e renda, além do fortalecimento da Agricultura Familiar. Esse primeiro passeio pela rota turística História & Sabores, mais que provou que o município de Ernestina, está preparado para receber turistas e visitantes de toda região, parabéns aos empreendedores que acreditam no turismo como forma de fomentar a economia local, gerando oportunidade de emprego e renda para muitas famílias que têm no turismo a principal fonte de trabalho e renda” pontua.

E para quem tiver interesse em participar dos próximos passeios pela rota turística História & Sabores, basta apenas entrar em contato com a Prefeitura de Ernestina para agendar através do telefone: 54 – 3192-0081 ou 54 – 3378-1105