27 de agosto de 2021 as 10:00 / Geral

Secretaria Municipal de Educação promove palestra sobre Autismo

Na noite da última quarta-feira, (24/08), a Prefeitura Municipal de Ernestina, através da Secretária Municipal de Educação e Sala Multidisciplinar Saber Mais, realizou no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Ernestina, palestra sobre Autismo para pais e professores da rede municipal de ensino e comunidade em geral. O evento fez parte da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A palestra foi ministrada por Emerson Drebes, presidente da Associação dos Amigos da Criança Autista (AUMA) do município de Passo Fundo, acompanhado da Salua Younes, vice- presidenta e Juliana Hoffmann, Relações Públicas, Propaganda e Marketing da AUMA.  O objetivo precípuo do encontro foi tirar dúvidas sobre o diagnóstico (fechado ou não), conversar sobre a aceitação, a importância da intervenção mais precoce possível e, fundamentalmente, falar sobre o manejo de comportamentos dos autistas, bem como, a importância do apoio dos pais, familiares e amigos no processo de acompanhamento e interação social, ou seja, é preciso conhecer para entender. Na cerimonia de abertura do evento, estava presente o prefeito Renato Becker, acompanhado da primeira-dama Elena Maria Goedel Becker. O prefeito Renato Becker, em sua fala afirmou que: “No início da nossa gestão, procuramos trabalhar de maneira humanizada, sempre com um olhar para a inclusão, com o combate a qualquer tipo de preconceito e discriminação não só com diálogo, mas com políticas públicas efetivas, como por exemplo, uma das nossas primeiras iniciativas à frente do governo, foi à criação da (Sala Multidisciplinar Saber Mais), hoje referencia para toda nossa região, espaço esse, composto por vários profissionais capacitados que atender as nossas crianças que dela necessitarem,” finalizou.

A secretária de Educação, Sueli Penz, reforçou a missão. “A secretaria está empenhada em promover eventos de conscientização e oferecer uma educação pública de qualidade, aliando a teoria, mas principalmente ações práticas que possam contribuir de maneira efetiva para os nossos alunos com algum tipo de deficiência (necessidade especial), para que os mesmos tenham cada vez mais autonomia e melhorem a sua convivência no seu dia a dia”, pontuou.

Para o Vice-prefeito Paulo Penz, em sua manifestação na abertura do evento, destacou que: “A palavra gratidão é o que define esse encontro, porque nós pudemos ouvir muitos depoimentos, muitas solicitações e sentir um pouco da dor daqueles que passam por essas situações há tantos anos, diariamente. A nossa gestão é humanizada, pois tem por premissa um olhar acolhedor, de altruísmo e dar as mãos. Vamos buscar soluções para dirimir essas questões que ouvimos aqui, e uma das primeiras ações que queremos junto com o prefeito Renato Becker, será a criação de um projeto de lei que torne uma Política Municipal que contemple os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tornando uma política de governo, independente de troca de governante, mas que permaneça os direitos assegurados e respeitado”, ressaltou.

Durante a palestra o presidente da AUMA, Emerson Drebes, explicou que: “A Associação de Austista atende a mais de 100 autistas em Passo Fundo, além de suas famílias. A entidade possui convênios com clínicas e laboratórios que oferecem preços especiais para consultas e exames, além do serviço de Equoterapia em parceria com a Brigada Militar que é de graça. Ainda segundo Emerson, são realizados encontros mensais com os autistas e suas famílias para troca de experiências e palestras de profissionais de diferentes áreas para falar sobre o transtorno intelectual que dificulta a comunicação e a interação social. O autismo não tem cura, porém os sintomas podem ser amenizados com terapias. Segundo o presidente da AUMA, em 2004, a cada 166 nascimentos, uma criança apresentava os sintomas do autismo, em 2018 a cada 59 nascimentos uma criança nasceu autista. Os números são impactantes e as causas ainda são desconhecidas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo são autistas. De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, 150 mil novos casos de autismo são diagnosticados por ano no Brasil. Estima-se que o Brasil tenha hoje cerca de dois milhões de autistas,” esclareceu. Estima-se que uma em cada 88 crianças apresenta traços de autismo, com prevalência cinco vezes maior em meninos, por isso a cor azul, foi escolhida para representar os meninos -, maioria dos casos de autismo.

A secretária de Educação Sueli Pens e a Coordenadora da Sala Multidisciplinar Saber Mais, Suzana Hoffmann agradecem de maneira muito especial a todos pela participação neste importante e oportuno encontro. Também queremos agradecer a apresentação musical realizada na abertura do evento, pelas talentosas ernestinenses, Samara Formighieri e Isabelli Formighieri.