14 de abril de 2021 as 15:45 / Geral

Parabéns ao Museu Municipal Dona Ernestina pelo 21º Aniversário!

O Museu Municipal Dona Ernestina foi criado pela Lei Nº 385/98 de 02 de julho de 1998. A propositora da indicação para criação do museu foi da ex-vereadora, Teresinha Nair Roehrig. Após, a Lei foi promulgada e sancionada pelo ex-prefeito, Jaime Gonçalves da Silva.
O Museu Municipal Dona Ernestina abriu suas portas para visitação da população de Ernestina e região, em 07 de abril de 2000. O museu tem por objetivo salvaguardar o Patrimônio Histórico e Cultural, bem como, a Memória e a História do seu Povo. Através de seu acervo pode-se compreender a história do município de Ernestina, desde os primórdios até os dias atuais. Desses 21 anos de atuação do museu, o professor e historiador Alexandre Aguirre, está a frente do museu há 5 anos e meio, quando assumiu o concurso público em 1º de dezembro de 2015.
Parabéns a todos os ex-diretores e funcionários do museu que me antecederam, pois foram fundamentais para que o museu chegasse à data de hoje, ou seja, cada um com um perfil e/ou metodologia de trabalho diferenciada, mas no final todos com o mesmo propósito de preservar e salvaguardar a memória e a história do povo de Ernestina e região.
Nesses 5 anos e meio, exercendo a função de historiador e diretor do Museu Dona Ernestina realizamos os seguintes projetos e ações:
-Criação da Página do museu no Faceboock (hoje, temos 2.295 amigos);
-Lançamos em 2018 o Livro, Ernestina: Cidade e Município;
-Organizamos a galeria de fotos dos ex-prefeitos e vice-prefeitos de Ernestina, 2017;
-Projeto: Cápsula do Tempo, que será aberta no aniversário de 40 anos do município;
-Projeto: Resgatando a nossa memória: “Um olhar sobre a cidade de Ernestina”;
-Realizamos varias exposições: Brizola: “O estadista da educação”, Teixeirinha, Discos de Vinil e de fotografias;
-Estamos com quase 80% do acervo catalogado;
-Estamos digitalizando a maioria das fotografias do acervo;
-Participação na Semana dos Museus;
-Recebemos no museu: pesquisadores, estudantes, professores, turistas, alunos das escolas do município, estado e comunidade em geral;
-Organizamos junto ao museu, um centro de documentação;
-Dos 235 municípios que contam com museu, o Museu Dona Ernestina ocupa a colocação de 102ª, o qual faz parte da 3ª Região Museológica.
“Só se preserva aquilo que se ama, só se ama aquilo que se conhece.”
Aloísio de Magalhães