04 de fevereiro de 2021 as 06:45 / Administração, Geral

Prefeito de Dom Pedrito visita Ernestina

Mário Augusto (PP) disputa a preferência dos prefeitos e vices Progressistas na eleição para a presidência da Famurs. Para ouvir as demandas da região e apresentar seus projetos para os municípios, o prefeito reeleito de Dom Pedrito e candidato à presidência da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Mário Augusto (PP), esteve no município de Ernestina, nesta quarta-feira, dia 3.

Na visita, Mário Augusto, estava acompanhado do Paulinho Jair Lacerda (Assessor do Deputado Estadual Sérgio Turra) e também do Secretário de Governo do município de Dom Pedrito Daniel Brum Soares. Mário Augusto defendeu a necessidade de ampliar a representatividade das cidades, especialmente do Interior.

Na conversa com o prefeito de Ernestina, Renato Becker, Mário Augusto destacou que ano após ano, as responsabilidades cada vez mais recaem nos ombros das prefeituras. Esse momento é de união, para garantir força na hora de buscar recursos para a execução de políticas públicas que beneficiem a sociedade.

“A Famurs e os prefeitos precisam ser protagonistas dos temas centrais para o Rio Grande do Sul e o Brasil. Sem a nossa participação no debate, às políticas públicas não se conectam com a vida real do cidadão. Somos nós, prefeitos e vices, que conhecemos a realidade das cidades”, afirmou Mário Augusto, que prega urgência na revisão do pacto federativo, de forma que os municípios não precisem mais mendigar recursos em Brasília.

Universidade Corporativa

Durante as visitas que tem feito, o prefeito de Dom Pedrito relata ter visto, ainda, a necessidade de capacitação técnica permanente a gestores e servidores municipais.

“Muitos relatam dificuldades na hora de elaborar projetos e acessar recursos. A Famurs precisa apoiar de maneira permanente às prefeituras, capacitando às equipes e orientando a busca de verbas, a elaboração de projetos e a inscrição em programas nacionais. Para isso, vamos criar a Universidade Corporativa. A ideia é ofertar programas de capacitação aos gestores e servidores municipais, executados, em parceria com outros poderes, universidades e iniciativa privada”, explica Mário Augusto.

Escolha será feita por prefeitos e vices do PP

Um acordo entre os partidos que mais elegeram prefeitos em 2020 prevê um rodízio na presidência da entidade. Cada sigla tem direito a presidir a Famurs por um ano.

Por ter conquistado o maior número de prefeituras, a escolha cabe ao PP em 2021. Mário Augusto disputa à preferência de prefeitos e vices do PP. A eleição interna ocorre em abril.

O prefeito Renato Becker na ocasião agradeceu a visita do correligionário do Partido Progressistas (PP) e prefeito do município de Dom Pedrito, Mário Augusto. Na oportunidade o prefeito Renato Becker afirmou que: “Fico feliz do prefeito Mario Augusto e candidato à presidência da Famurs defender essa bandeira de luta, da revisão do Pacto Federativo, pois esse foi estabelecido na Constituição de 1988, o qual não atender mais as necessidades reais dos municípios, além dos mesmos ficarem de braços atados no que tange a autonomia e liberdade, cujo desequilíbrio é imenso na hora da distribuição dos recursos para os Estados e Municípios.”