09 de julho de 2020 as 10:23 / Administração

Com repasses em dia pela Prefeitura, Capeser aumenta caixa em mais de R$ 12,4 milhões

O trabalho honesto, sério e transparente conduzido pela atual Administração Municipal tem resultados positivos em muitos setores da comunidade ernestinense. Um deles diz respeito aos servidores públicos municipais ligados a Caixa de Assistência e Pensões dos Servidores Municipais de Ernestina (Capeser), que administra o Fundo de Aposentadorias, Pensões e Assistência Social aos Servidores Municipais (FAPAS).

O reflexo desse trabalho honesto pode ser visto nos números. Com os repasses em dia realizados pela Administração Municipal, de 2013 a 2020 a Capeser aumentou em mais de R$ 12,4 milhões a reserva financeira mantida em aplicações ou conta corrente, valor muito acima dos R$ 3 milhões em caixa acumulados de 1992 a 2013. Ou seja, com os repasses em dia pela Prefeitura, nos últimos 8 anos a Capeser acumulou R$ 12,4 milhões, diante de apenas R$ 3 milhões reservados ao longo de 11 anos.

Quando assumiu os trabalhos à frente da Administração Municipal, em janeiro de 2013, o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm (Nico) encontrou uma situação caótica nas contas do município, com obras inacabadas, dívidas em várias secretarias e, inclusive, repasses em atraso para a Capeser. Já naquela época, o prefeito Nico reuniu-se com a diretoria da Capeser, que tem como presidente o ernestinense Evaldo Magarinos, e comprometeu-se em repassar em dia os valores a Capeser, respeitando o trabalho dos servidores públicos e a contribuição deles à comunidade ernestinense. A partir de então, esse compromisso tem sido respeitado, pois não houve atraso no repasse em nenhum mês desses últimos 8 anos.

Trabalho sério e honesto

Desde o início dos trabalhos na Prefeitura, em janeiro de 2013, a gestão do prefeito Nico e equipe de secretários e colaboradores tem desenvolvido um trabalho honesto, sério e comprometido com a comunidade. Independente de preferências políticas, os resultados desse trabalho são percebidos em muitos setores da comunidade, com um município mais desenvolvido, investimentos na infraestrutura importantes no campo e na cidade, com as contas públicas em dia, sem dívidas.

E essa política séria e transparente na gestão dos recursos públicos pode ser percebida em casos como esse, da Capeser. “Desde o começo, nos comprometemos com um trabalho sério e honesto, de muito respeito às pessoas, aos recursos públicos e a confiança que nos foi depositada. Tanto que fomos reeleitos. E levamos essa postura honesta sempre em primeiro lugar. Algumas pessoas podem não concordar com nossa gestão mais rígida, mas não nos comprometemos com promessas que não podemos cumprir. No meio de todo o trabalho, sempre tivemos desafios inesperados, como esse da pandemia do coronavírus. Mas nada tirou nosso compromisso em trabalhar pelo bem das pessoas de Ernestina”, ressalta o prefeito Nico.

Os repasses em dia também são destacados pelo presidente da Capeser, Evaldo Magarinos. “A gente fez um trabalho desde 2013. Hoje temos um valor bom para a Saúde, em 2013 a gente tinha inclusive dívidas na Capeser. Então hoje temos uma receita boa e um valor importante no fundo. Essa parceria, com o repasse em dia pela Prefeitura, é muito importante para os servidores públicos. Isso dá mais garantias e segurança a todos que se dedicam diariamente a trabalhar pelo bem da comunidade”, comenta o representante da entidade.

Sobre a Capeser

A Capeser possui autonomia administrativa, financeira e contábil, e cabe a ela ser mantenedora do Sistema de Previdência Próprio do Município, estabelecendo como fins o pagamento de aposentadorias e pensões, como também a prestação de assistência médica e odontológica a seus segurados e filiados. Atualmente, a instituição tem 190 servidores ativos, aposentados ou pensionistas e dependentes que contribuem para o Fundo da Saúde, e 141 servidores ativos que contribuem para o Fundo da Previdência.

Em janeiro de 2013, a Capeser contabilizava 12 aposentadorias, 2 pensionistas e 8 auxílios doença – folha de pagamento que girava em torno de R$ 21 mil. Em maio de 2020, a instituição registrou 54 aposentadorias e 14 pensionistas – com folha de pagamento girando em torno de R$ 150 mil (desde 2015, o auxílio doença é pago pelo órgão de lotação do servidor).

Em 31 de dezembro de 2012, a Capeser possuía em Caixa R$ 3,05 milhões no Fundo da Previdência, e dívidas no Fundo da Saúde, com repasses atrasados pela Administração Municipal daquela época. Com a Administração Municipal do prefeito Nico e equipe, em 31 de maio de 2020 a Capeser acumula R$ 14,65 milhões no Fundo da Previdência e R$ 891 mil no Fundo da Saúde.