19 de junho de 2020 as 12:32 / Educação

Famílias aprovam dinâmica do ensino a distância adotada na Educação em Ernestina

Professores, estudantes, famílias… a comunidade de Ernestina tem assistido a formação de uma rede muito sólida que tem um objetivo em comum: garantir o acesso das crianças à Educação minimizando os efeitos causados pelo distanciamento social em tempos de pandemia do coronavírus. Desde o mês de abril, a rede municipal de ensino ernestinense adotou o ensino a distância após a suspensão das aulas presenciais nas escolas.

A dinâmica consiste no desenvolvimento de atividades em casa. Toda segunda-feira, familiares das crianças retiram nas escolas atividades propostas pelos professores e entregam as atividades da semana anterior, já resolvidas, para a correção. Para entender, também, como as famílias estão lidando com esse novo contexto, onde os pais precisam acompanhar e garantir que os estudantes desenvolvam as atividades com empenho e dedicação, a Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo realizou uma pesquisa junto aos responsáveis pelos alunos.

A pesquisa foi aplicada ainda no mês de maio, com índice de resposta de 80%, ou seja, somente 20% das famílias não retornaram o questionário enviado. A participação de um percentual tão representativo revela dados importantes para a avaliação e adequação das atividades diante da rotina familiar e das dificuldades encontradas.

A avaliação das famílias

Os dados coletados na pesquisa demonstraram que as famílias se preocupam com os cuidados com a saúde e estão seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e compreendem a necessidade de manter aulas não-presenciais nesse período. E a tecnologia tem sido aliada: os familiares dos alunos afirmam que o Whatsapp permite um contato adequado com a direção, professores e alunos, visto que grande parte das famílias possuem meios de comunicação e internet em casa.

As famílias demonstram, também, estar organizadas para a retirada, nas escolas, dos materiais impressos no dia programado, e revelam já ter uma programação para auxiliar os estudantes nas atividades. Os pais comentam, também, que não percebem tanta dificuldade dos filhos no entendimento e compreensão das atividades. As famílias já organizaram uma rotina para a realização das atividades, permanecendo o período de tempo necessário para a conclusão dos exercícios – mães, pais, irmãos, avós, tios, cunhados, tata e primos estão colaborando para a realização das tarefas. Há, no entanto, parte das famílias que encontra dificuldades no auxílio às crianças, dependendo da complexidade do exercício.

Mérito coletivo

A efetividade da dinâmica é resultado de um esforço coletivo, aponta a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Ernestina, Ingrid Worst. “Todos abraçaram a proposta e isso tem sido fundamental para essa avaliação positiva. Professores, diretoras, alunos e suas famílias, cada um tem feito a sua parte e só assim estamos conseguindo minimizar os efeitos causados na Educação das crianças pela suspensão das aulas presenciais. Não sabemos quando a situação do coronavírus irá passar e estarmos mantendo o acesso das crianças à Educação respeita, também, um direito constitucional de toda criança brasileira. Essa parceria tem funcionado. Obrigada a todos”, agradece a secretária Ingrid.