31 de maio de 2020 as 08:02 / Geral

Ernestina investe em melhorias na Unidade Básica de Saúde

Ainda antes de a OMS declarar a pandemia mundial do coronavírus, no mês de fevereiro deste ano a Administração Municipal de Ernestina deu início a obras de melhoria da Unidade Básica de Saúde (UBS). Agora em maio, quando o mundo todo enfrenta o desafio de superar a pior crise sanitária do último século, as obras na UBS estão sendo concluídas e os espaços, entregues aos profissionais e pacientes, permitindo atendimentos ainda melhores.

O Município está investindo aproximadamente R$ 100 mil nas obras, entre recursos próprios do município e repasse do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmac). As melhorias buscam dar mais segurança e conforto aos trabalhadores e pacientes da UBS, garantindo não só a manutenção das boas condições do prédio e a valorização do patrimônio público, mas também um ambiente mais acolhedor que celebra a vida.

O investimento tornou possível a construção de um novo acesso de emergência, instalação da rede de hidrantes, revitalização da pintura com material emborrachado, pintura antimofo e revitalização das salas de pediatria, fonoaudiologia, psicologia e vacinas, dando melhores condições de trabalho aos profissionais e resultando diretamente em atendimentos ainda melhores.

Além de manter um importante patrimônio público em boas condições, a obra qualifica ainda mais os atendimentos na UBS e revela um esforço grande da Administração Municipal em melhorar a saúde e o bem-estar da população ernestinense. Com a aplicação de recursos próprios, o Poder Executivo demonstra na prática o trabalho sério, transparente e qualificado da equipe. “Organizamos nosso orçamento e, com uma equipe técnica séria, estamos conseguindo fazer investimentos importantes. Essas melhorias na UBS demonstram nosso esforço constante em oferecer serviços de Saúde cada vez melhores às pessoas de Ernestina, com uma infraestrutura modelo e uma equipe de profissionais qualificados preparados para atender os pacientes”, destaca o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm.

Os resultados da iniciativa também são ressaltados pelo secretário de Saúde e Assistência Social, Leonel Borba. “Quando falamos em ir consultar, isso costuma remeter a um ambiente triste ou negativo. Com essas melhorias na UBS, estamos investindo no acolhimento. Não só no treinamento, mas também no ambiente, que faz parte do tratamento, diagnóstico e melhora do paciente”, comenta Borba, ao acrescentar que “investir na saúde é investir nas pessoas, no bem-estar dos usuários da UBS, dando condições de trabalho aos profissionais da Saúde e tornando a UBS um ambiente que inspire saúde, onde as pessoas se sintam bem acolhidas”.

Os avanços também são destacados pelos profissionais que atuam na UBS. Louise Zart, psicóloga clínica que trabalha na UBS desde dezembro de 2017, celebra os investimentos constantes em melhorias. “No ano de 2019, foi possível adquirir o material lúdico para o atendimento de crianças, o que facilitou em muito o atendimento de qualidade, principalmente para o público infantil. Agora, em 2020, a sala foi reorganizada, pintada de uma cor que gera um conforto emocional e também as poltronas foram reformadas. As mudanças foram pensadas para que cada paciente que entre, deixe sua história e a ressignifique, saindo com o sentimento de ter sido acolhido, o que é terapêutico! Com certeza, uma sala bem equipada, estruturada conforme a necessidade de cada profissão, traz inúmeros benefícios aos nossos pacientes”, revela a profissional.