04 de maio de 2020 as 08:06 / Educação

Alimentos da merenda escolar são repassados a famílias em situação de vulnerabilidade

Os desafios enfrentados pelas famílias em situação de vulnerabilidade impõem dificuldades já num cenário cotidiano e, em tempos de isolamento social no combate ao coronavírus, essas dificuldades ficam ainda mais latentes. Para amenizar as dificuldades básicas enfrentadas pelas famílias assistidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras), a equipe do Centro tem repassado a 88 famílias ernestinenses alimentos para compor as principais refeições. Estas famílias são assistidas pelo Programa Bolsa Família e têm crianças matriculadas na rede municipal de ensino.

Os alimentos são doados ao Cras pelo Departamento de Nutrição da Merenda Escolar, órgão vinculado a Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo. Eles foram adquiridos de famílias produtoras da Agricultura Familiar dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Inicialmente, muitos destes alimentos seriam destinados a merenda escolar, mas, como as aulas presenciais estão suspensas como medida de combate ao coronavírus, a Administração Municipal decidiu direcioná-los às famílias que enfrentam dificuldades neste momento mais delicado do isolamento social.

Além disso, a nutricionista Jane Bonamigo, responsável pelo Departamento de Nutrição, orienta as adaptações alimentares necessárias em relação às crianças que precisam de dietas especiais e patologias associadas. O repasse dos alimentos ao Cras é apoiado pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), órgão que supervisiona as medidas ligadas a alimentação nas escolas. Conforme o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm, “essa é uma das alternativas adotadas para tentar minimizar as dificuldades enfrentadas pelas famílias ernestinenses neste contexto de isolamento social, que agrava ainda mais os desafios enfrentados diariamente”.