17 de abril de 2020 as 17:11 / Geral

Ernestina planeja ações de combate ao coronavírus para o próximo mês

Em reunião na Secretaria da Saúde e Assistência Social na manhã de quarta-feira, dia 15, o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm, o secretário da pasta, Leonel Borba, a secretária de Administração, Mara Rubia dos Santos, e membros da equipe de Saúde que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) avaliaram o resultado das medidas de combate ao coronavírus adotadas no município desde o começo da pandemia e debateram as próximas medidas que serão adotadas.

Até esta sexta-feira (17), Ernestina não registrou casos de pessoas contaminadas pelo Covid-19. Há apenas alguns pacientes com sintomas gripais que estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela equipe da UBS, conforme protocolo definido pelo Ministério da Saúde. A avaliação da Administração Municipal é que as medidas de prevenção adotadas, sobretudo o isolamento social, surtiram efeito e contribuíram para que nenhum caso fosse registrado até o momento.

Assim, com a Portaria SES 270/2020 publicada pelo Governo do Rio Grande do Sul, que permite a reabertura do comércio mediante orientações de prevenção, o Poder Executivo de Ernestina planeja as medidas de contingência que serão adotadas no próximo mês. O objetivo é manter alinhadas as posturas de todos os órgãos públicos municipais diante das medidas de prevenção repassadas por órgãos de saúde como a Secretaria de Estado da Saúde, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde, com ações integradas e que respeitem a legislação, as orientações técnicas e os limites orçamentários do município.

O prefeito Boehm parabenizou o secretário Leonel e toda a equipe da Saúde, desde quem atua na linha de frente a quem trabalha no suporte, pelo comprometimento empenhado em cuidar da saúde da população ernestinense. “Todos os profissionais da Saúde têm sido verdadeiros guerreiros. Obrigado a cada um de vocês pelo profissionalismo e competência com que tem desenvolvido suas missões. As ações que adotamos tiveram bons resultados e isso é graças a toda a força tarefa e seriedade com que enfrentamos isso desde o primeiro momento”, comentou o prefeito, ao agradecer também aos empresários e à comunidade pela compreensão da necessidade das medidas adotadas até agora pela Administração Municipal.

Este apoio é um dos elementos mais destacados pelo secretário de Saúde e Assistência Social, Leonel Borba. “Esta confiança do Executivo, na pessoa do prefeito Nico, é muito importante, pois nos dá segurança. Caminhamos todos no mesmo sentido, unimos forças, profissionais da Saúde, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Poder Executivo, e estamos enfrentando juntos este momento difícil. Falamos a mesma linguagem, as decisões são conversadas e as ações são planejadas. Isso nos passa muita segurança para que possamos tomar as decisões específicas aqui na Saúde”, reconhece Borba.

O planejamento das ações válidas pelo próximo mês no combate ao Covid-19 segue incluindo intervenções e abordagens com a Vigilância Sanitária e a Defesa Civil no apoio aos lojistas e comerciários que estão reabrindo seus comércios, para que a reabertura aconteça dentro das diretrizes estipuladas pelas autoridades em Saúde, protegendo colaboradores e o público que frequenta estes espaços.