10 de abril de 2020 as 23:14 / Educação

Rede municipal de ensino de Ernestina adota aulas não presenciais

Em virtude das medidas necessárias no combate ao novo coronavírus, que seguem orientações de autoridades em Saúde como a Organização Mundial da Saúde e o Ministério Público, o ensino público municipal em Ernestina terá de adaptar-se à essa nova realidade durante a suspensão das aulas presenciais.

Para amenizar os prejuízos que os estudantes ernestinenses têm acumulado no aprendizado, a Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo comunicou que o ensino será retomado na próxima segunda-feira, dia 13, com aulas não presenciais, garantindo o direito das crianças no acesso à aprendizagem e tentando reduzir os danos que a suspensão total das aulas tem gerado no processo cognitivo de aprendizado.

A dinâmica consistirá no desenvolvimento de atividades à distância. Todas as segundas-feiras as escolas estarão abertas para a entrega das atividades, que podem ser retiradas por um responsável pela criança ou, ainda, por vizinhos ou familiares. As famílias podem acompanhar no perfil de cada escola no facebook o horário para a retirada das atividades para a semana.

Na segunda-feira seguinte, ao retirar as novas atividades, é necessário entregar os exercícios desenvolvidos na semana anterior, atestando a frequência do estudante e permitindo que os professores avaliem o andamento da aprendizagem e adequem a abordagem e os instrumentos utilizados.

Ainda segundo o comunicado emitido pela Secretaria, como medida de segurança as pessoas devem respeitar o distanciamento mínimo de 2 metros nas filas, utilizar itens de proteção como máscaras e álcool gel e evitar aglomerações, não permanecendo na escola após a retirada das atividades.

Como explica a secretária da pasta, professora Ingrid Worst, a suspensão das aulas nesse período de pandemia exige adaptações para tentar minimizar os danos sentidos pelos estudantes. “Analisando os recursos que temos e conhecendo a realidade dos estudantes e das famílias em suas casas, foi essa a melhor alternativa que encontramos. A interrupção abrupta na rotina escolar prejudicou muito as crianças e tentaremos, com essas aulas não presenciais e atividades à distância, reduzir os danos causados no aprendizado”, explica Ingrid, ao agradecer a compreensão e apoio das famílias, principalmente quanto ao acompanhamento da realização das atividades para que sejam desenvolvidas com empenho e dedicação.