10 de abril de 2020 as 19:38 / Administração

Prefeitura entrega 180 cestas básicas e kits de higiene a famílias em situação de vulnerabilidade

Diante da situação preocupante vivida por famílias em situação de vulnerabilidade social, ainda mais delicada em tempos de isolamento social e redução na remuneração devido a pandemia do coronavírus, a Administração Municipal de Ernestina lançou um projeto socioassistencial para auxiliar 180 famílias ernestinenses que enfrentam mais dificuldades de subsistência .

Nesta semana, uma equipe do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), ligado a Secretaria de Saúde e Assistência Social, iniciou a distribuição de 180 cestas básicas e kits de higiene às famílias cadastradas, a fim de amenizar as dificuldades enfrentadas em relação a questões básicas como alimentação e higiene pessoal em tempos de economia freada em todo país, distanciamento social e reforço dos hábitos de higiene para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

As 180 famílias selecionadas contemplam todas as cadastradas no CadÚnico, Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, e também as famílias que recebem Bolsa Família, além de outras em situação de vulnerabilidade e profissionais autônomos que estão desempregados e sem renda familiar neste momento.

Os alimentos e produtos que compõem as cestas e os kits foram adquiridos com recursos próprios do município, valores aplicados pela Administração Municipal para atender as necessidades básicas das famílias, que são acompanhadas periodicamente pela Secretaria de Saúde e Assistência Social, Vigilância Sanitária e Defesa Civil.

O secretário da pasta, Leonel Borba, explica que todo o atendimento com a entrega das cestas e kits é feito in loco. “A equipe está indo visitar as famílias, buscando conhecer a realidade de cada uma e minimizar o impacto e sofrimento diante dos reflexos do novo coronavírus. Buscamos contribuir não só com a cesta básica, mas com qualquer outro auxílio identificado como necessário ao bem-estar dos munícipes. Parabéns a coordenadora do Cras, Mônica Aguirre, e a equipe multiprofissional que está comprometida com esta ação”, comenta Borba.

Cuidar das pessoas é a maior preocupação da Administração Municipal neste momento, revela o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm. “Seguiremos trabalhando e buscando alternativas para atender as principais necessidades da comunidade. É um momento muito difícil, mas trabalhando juntos iremos superar tudo isso e nossa comunidade sairá ainda mais fortalecida”, acrescenta o prefeito Boehm, ao agradecer a equipe pelo trabalho e à comunidade pela compreensão.