02 de abril de 2020 as 21:19 / Administração

Governo do Estado homologa Decreto de Situação de Emergência em Ernestina

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, homologou o Decreto de Situação de Emergência de Ernestina devido à estiagem. O Decreto Estadual nº 55.151, de 29 de março de 2020, foi publicado no Diário Oficial do Estado e reconheceu os decretos municipais 012/2020 e 015/2020, que abordam as significativas perdas causadas pela seca principalmente na área rural ernestinense.

Com a homologação da Situação de Emergência em Ernestina, os órgãos regionais e estaduais do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) ficam autorizados a prestar apoio suplementar ao município. O reconhecimento era fundamental para que o Poder Executivo de Ernestina pudesse articular-se na busca de apoio às famílias produtoras rurais que contabilizam prejuízos substanciais devido à estiagem.

Na última semana, o município ligou um alerta para a falta de água inclusive para consumo humano. A falta de chuvas regulares baixou consideravelmente os níveis de água potável nos reservatórios municipais, o que coloca em risco a disponibilidade de água para consumo humano, podendo levar ao racionamento do fornecimento de água. Com isso, o Poder Executivo de Ernestina proibiu, por meio do Decreto Municipal 019/2020 que a água potável seja utilizada para quaisquer finalidades diferentes do consumo humano. Está proibido, por ora, o uso de água potável na lavagem de carros e calçadas, ou para regar jardins e gramados, entre outros. A Barragem de Ernestina também apresenta redução no nível de água no alagado. Estima-se que esta seja a pior estiagem dos últimos 60 anos.