17 de março de 2020 as 12:09 / Administração

Ernestina anuncia novas medidas de contingência do coronavírus

O Poder Executivo de Ernestina publicou, na manhã desta terça-feira (17), um Decreto com novas medidas de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19) no âmbito da administração pública. O decreto foi definido após reunião no Centro Administrativo na presença do prefeito Odir João Boehm, vice-prefeito Arno da Silva e secretariado municipal.

Entre as principais medidas estão a suspensão das aulas na rede municipal a partir desta quinta-feira (19), inicialmente por duas semanas; e a suspensão de eventos ou reuniões com aglomerações de pessoas, como missas nas igrejas e templos, atividades de ordem cultural, esportiva, comercial, artística e política. Com isso, o Campeonato Municipal de Futebol 7 está paralisado e a programação da Semana do Município, que aconteceria em abril, foi suspensa.

O Decreto prevê, também, a adoção de medidas preventivas em relação a servidores públicos que tenham regressado ou que venham a regressar de países ou zonas com transmissão comunitária, e que apresentem ou não sintomas de contaminação. Estes adotarão regime de teletrabalho ou serão afastados por duas semanas para regime de quarentena, sem prejuízo na remuneração. Em relação aos serviços mantidos presencialmente, todos os órgãos públicos municipais passam a contar com recipientes com álcool gel para uso dos colaboradores e população em geral.

A Unidade Básica de Saúde deve ser procurada somente em casos realmente necessários, a fim de evitar aglomerações de pessoas. Os horários das consultas devem ser agendados previamente pelos fones (54) 3378-2148 ou 99978-4684.  Consultas para a solicitação de exames de rotina devem ser adiadas temporariamente. A equipe de profissionais da Saúde recebeu treinamento e seguirá um fluxo de trabalho específico no atendimento a eventuais casos suspeitos. Até agora, Ernestina não registrou casos suspeitos de contaminação.

As medidas seguem protocolos emitidos pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus, e têm como norte a responsabilidade da Prefeitura em resguardar a saúde de toda a população que acessa os inúmeros serviços e eventos, assim como o compromisso em empenhar todos os esforços para conter o avanço da pandemia.

O edital completo pode ser acessado pelo link http://bit.ly/ErnestinaSemCoronavirus.