16 de março de 2020 as 19:22 / Administração

Ernestina prepara medidas de prevenção ao coronavírus e pede que população evite aglomerações

Em seu retorno à frente do Poder Executivo Municipal na manhã desta segunda-feira (16), o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm, reuniu-se com o secretário de Saúde e Assistência Social, Leonel Borba, equipe da Saúde e a secretária de Administração, Mara Rúbia dos Santos, para discutir medidas de contingência diante do aumento de casos do coronavírus no Rio Grande do Sul.

A orientação, desde já, é que a população evite aglomerações. O município possui um plano de contingência para o enfrentamento do coronavírus, ações preventivas que já foram implantadas inicialmente na Unidade Básica de Saúde (UBS). Além da elaboração de um fluxo de atendimentos para casos suspeitos, a equipe de profissionais da Saúde recebeu treinamento e está preparada para atendimentos a estes casos. Até agora, Ernestina não registrou casos suspeitos.

O Poder Executivo orienta que a população ernestinense procure atendimentos na UBS somente em casos realmente necessários, agendando previamente o horário para evitar aglomerações. O agendamento deve ser efetuado pelo fone (54) 3378-2148 ou 99978-4684. Consultas para a solicitação de exames de rotina devem ser adiadas temporariamente. Além disso, a UBS disponibiliza álcool gel em todas as dependências para uso dos profissionais e pacientes. Em uma ação articulada entre todas as secretarias, o Gabinete do Prefeito prepara novas medidas preventivas que serão divulgadas nesta terça-feira (17).