26 de fevereiro de 2020 as 10:05 / Administração

Prefeito Nico e vereador Loudegar buscam apoio de deputados federais para auxiliar agricultores atingidos pela estiagem

Mesmo com a chuva desta terça-feira (25) que foi celebrada pela comunidade ernestinense, o município segue sentindo a falta de chuvas regulares esperadas para o período. A estiagem causa danos principalmente no interior do município, comprometendo as lavouras. Devido a situação preocupante e aos prejuízos que seguem sendo contabilizados, Ernestina decretou Situação de Emergência na última semana.

Na sexta-feira (21), o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm, recebeu o vereador Loudegar Golçalves (popularmente conhecido como Perna). Na reunião, o vereador relatou que tem sido procurado por muitos agricultores preocupados com as consequências da estiagem, tanto com os danos já contabilizados como com os futuros caso as chuvas esperadas não se confirmem.

Ao cumprimentar o prefeito Boehm pelo decreto de Situação de Emergência, o vereador e o chefe do Executivo decidiram elaborar um documento com base no decreto e no laudo técnico elaborado pela Emater para enviar à bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, em Brasília. A intenção é solicitar o apoio dos deputados federais na intercessão junto ao governo federal, principalmente na liberação e aprovação de crédito emergencial e prazo para prorrogação de compromissos das famílias agricultoras em relação a esta safra, brutalmente comprometida pela estiagem.