14 de fevereiro de 2020 as 08:43 / Geral

Força tarefa irá integralizar atendimentos domiciliares em Ernestina

Resultado do planejamento no último ano, começa agora no primeiro semestre de 2020 a operação da força tarefa constituída por profissionais da Saúde e da Assistência Social do município de Ernestina. A equipe multiprofissional reúne agentes de saúde, médicos, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas, vigilante sanitário Conselho Tutelar com a missão de integralizar o atendimento domiciliar na Estratégia Saúde da Família (ESF).

O projeto pioneiro em Ernestina busca atender não somente as necessidades clínicas, mas também as necessidades familiares como um todo, de modo transversal e integrado. Como explica o secretário de Saúde e Assistência Social, Leonel Borba, a intenção é ampliar e aprimorar as ações na saúde preventiva, levando soluções às famílias já na atenção básica, antes de o caso evoluir para um atendimento de média ou alta complexidade.
Segundo Borba, não é somente um projeto de curto prazo, mas uma evolução no modo como o município olha e atende as necessidades clínicas e sociais das pessoas que precisam de atendimento. “É uma mudança estrutural muito importante, não só operacional, mas também cultural em relação a Saúde e Assistência Social. Os profissionais irão até a casa das famílias para entender a raiz da questão e propor soluções”, esclarece o secretário.

O médico ligado ao Programa Mais Médicos que atua em Ernestina, Dr. Guillermo krijanovsky, pontua que as visitas domiciliares possibilitam um atendimento diferenciado no seio familiar. “Nelas, podemos implementar um plano terapêutico individual, com estratégias únicas de cuidado intensivo nas famílias. A base do sistema consiste no trabalho das agentes de saúde, que coletam os dados e estabelecem vínculos constantes nas famílias. Esses dados permitem o planejamento de ações específicas em cada família visando esse cuidado integral”, detalha o profissional. Além dele, o médico Dr. Lucas Rosso, ligado diretamente a ESF na rede de Saúde de Ernestina, também integra a equipe. As ações serão coordenadas pela enfermeira Sheila Oliveira.

Rede de atendimento integralizado

Com a equipe multiprofissional, tendo base no trabalho de mapeamento e construção de vínculos realizado pelas agentes de saúde, a força tarefa pode diagnosticar quais famílias e munícipes receberão ações do projeto. “Com o atendimento clínico e assistencial integrados, conhecendo a rotina, o ambiente em que vive cada família, teremos maior efetividade das ações, olhando para as necessidades das pessoas de modo integral. É um grande passo que mira a melhoria da qualidade de vida de um modo horizontal e transversal na comunidade ernestinense”, anuncia o secretário Leonel Borba.

A iniciativa é parabenizada pelo prefeito, Odir João Boehm, e pelo vice-prefeito, Arno da Silva, e é reflexo também das políticas de investimento adotadas pela Administração Municipal. Após colocar as contas em dia e adotar medidas de contenção de gastos, a Prefeitura investiu R$ 3,2 milhões de recursos próprios na Saúde em 2019, diante de apenas R$ 810 mil repassados por programas dos governos estadual e federal.