07 de fevereiro de 2020 as 13:32 / Geral

Conselho Municipal da Saúde reconhece investimentos da Administração Municipal

Segundo dados levantados após o relatório do último quadrimestre de 2019 na área da Saúde, o município de Ernestina recebeu menos de R$ 810 mil de aporte dos governos estadual e federal em 2019, mas conseguiu investir mais de R$ 4 milhões na Saúde ao longo de 2019, aplicando R$ 3,2 milhões de recursos próprios, números expressivos que revelam o empenho e eficiência da Administração Municipal em manter e qualificar ainda mais os serviços em Saúde ofertados à população.

A legislação determina que o município invista 15% do seu orçamento em Saúde, mas, com estes recursos aplicados em 2019, Ernestina alcançou 20,27% só na Saúde. Estes investimentos foram parabenizados pelo Conselho Municipal da Saúde em reunião na manhã da última terça-feira (04), na presença do prefeito de Ernestina, Odir João Boehm, no Gabinete na Prefeitura, quando foram avaliados os trabalhos exercidos pela Saúde no último quadrimestre de 2019.

O Conselho Municipal da Saúde é composto por membros da sociedade civil e representantes de órgãos e entidades. Cabe a ele deliberar sobre questões que não são de cunho administrativo, como exames de alta complexidade, consultas de média e alta complexidade, autorização de exames com padrão diferenciado que fogem das condições de investimento do usuário que precisa deste serviço. O Conselho também avalia e aprova as contas da Saúde, gestão administrativa efetuada pela Secretaria da Saúde e Assistência Social, que tem à frente o secretário Leonel Borba, também presente na reunião. Também é de incumbência do conselho, presidido pelo ernestinense Pedro Arian Wagner, a avaliação e proposição de melhorias aos serviços públicos no atendimento em Saúde no município.

O prefeito Boehm parabenizou o secretário Leonel pela gestão da pasta, bem como a toda a equipe de trabalho pela eficiência técnica na condução das ações. “Esses dados demonstram nosso empenho em mantermos os serviços e melhorarmos ainda mais o atendimento às pessoas de Ernestina. São momentos difíceis para os municípios, pois os governos do Estado e da União não tem repassado em dia os recursos, e com isso acabamos tendo de reorganizar as contas públicas para mantermos os atendimentos em Saúde. O Conselho acompanha esse trabalho de muito perto e percebe nosso grande esforço. Estamos muito contentes por alcançarmos índices e avaliações tão boas. Seguimos trabalhando firme pra melhorarmos ainda mais”, comenta o prefeito Boehm a respeito das ações na Saúde.