22 de janeiro de 2020 as 16:23 / Administração

Parceria com Emater/RS-Ascar injetou mais de R$ 3,6 milhões no interior ernestinense em 2019

Desde que a Emater/RS-Ascar passou a atuar em Ernestina, a comunidade tem colhido bons frutos. A parceria entre a Administração Municipal e os profissionais ligados ao Escritório local da Emater/RS-Ascar tem contribuído com o desenvolvimento das potencialidades no interior e no perímetro urbano do município. E os números são expressivos: só em 2019, a equipe técnica da instituição executou 98 projetos de crédito que totalizam R$ 3.688.147,21 injetados nas propriedades para custeio e investimento em atividades agrícolas e pecuárias.

O dado foi apontado pelo relatório de atividades de 2019 entregue pela chefe do Escritório Municipal, Joana Hanauer, e pela extensionista social, Rosane Turra Treviso, ao prefeito de Ernestina, Odir João Boehm. No relatório, constam os resultados das principais atividades desenvolvidas em 2019, ações analisadas e avaliadas em conjunto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Segundo o relatório, em 2019 foram elaborados 98 projetos com crédito rural, 94 renovações ou novas emissões de DAPs, atendimentos em soja – com monitoramento da ferrugem asiática e inclusão do município no Consórcio Antiferrugem –, além de atendimentos em solos, bovinocultura de leite, artesanato, milho, segurança e soberania alimentar, gestão ambiental – como regularização de açudes com a elaboração de cadastros SIOUT –, morango em cultivo protegido e o Programa Estadual de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, que atendeu 23 famílias em 2019. As 30 diversas frentes assistidas pela equipe técnica incluem ainda o Programa Socioassitencial, onde são atendidas 50 famílias em situação de vulnerabilidade social, econômica ou ambiental. O relatório traz, ainda, a participação da equipe na reativação do Roteiro Turístico Caminhos que Encantam, que está em processo final de constituição.

Parceria benéfica

A equipe que atua no município prioriza, segundo Joana, o desenvolvimento rural sustentável das propriedades, tendo no horizonte a qualidade de vida e a sucessão familiar. As ações incentivam criar “oportunidades de geração e diversificação de renda para as famílias ernestinenses, garantindo o acesso aos direitos socioassistenciais das famílias”, explica a chefe do Escritório Municipal.

A relevância da parceria entre a Emater e a Administração Municipal também é destacada por Joana. “A união entre a Emater e o Poder Público é de fundamental importância, pois somente com o apoio da Prefeitura Municipal, através de suas diversas secretarias, foi possível atingir com sucesso o desenvolvimento do nosso trabalho”, comenta, ao avaliar os resultados positivos colhidos em 2019.

Os resultados da parceria também são celebrados pelo prefeito de Ernestina, Odir João Boehm. “A equipe da Emater tem tido um trabalho de muita qualidade em nosso município. Os projetos atendidos auxiliam as famílias de produtores rurais no fortalecimento das cadeias produtivas na soja, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, milho e trigo, incentivando a manutenção das famílias no campo e a sucessão rural. A Emater é uma grande aliada dos municípios e das comunidades e continuará tendo nosso apoio para melhorarmos a qualidade de vida das pessoas de Ernestina”, frisa o prefeito.