26 de dezembro de 2019 as 12:48 / Serviços Urbanos

Alerta ligado para a necessidade de economizar água

Com o verão, estação iniciada no último domingo, dia 22, chuvas devem ficar ainda mais raras no Rio Grande do Sul. A projeção é feita pela MetSul Meteorologia e, com a redução dos níveis dos rios, pode haver escassez de água para consumo humano e animal, o que leva a medidas emergenciais como os períodos de racionamento de água. E são necessárias medidas urgentes para não agravar o quadro.

O município de Ernestina tem registrado, nas últimas semanas, um aumento excessivo no consumo de água, o que tem deixado os reservatórios com níveis bem abaixo do normal para a época e prejudicado o fornecimento de água em algumas residências localizadas em pontos altos do município. Com a falta de chuvas regulares, a situação pode agravar-se ainda mais.

Para evitar o racionamento de água, a Prefeitura Municipal reforça aos munícipes a importância de evitar o desperdício e o uso inadequado de água potável. Dicas básicas como não lavar calçadas e carros com mangueira e água corrente, fechar a torneira quando a água não está sendo realmente utilizada, reduzir o tempo do banho, além de reduzirem a conta mensal de água, também contribuem para que não falte água a nenhuma pessoa.