Não faltou opção de diversão a todos os presentes na festa de encerramento das atividades de 2019 do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Ernestina. Os participantes das ações desenvolvidas, suas famílias e os colaboradores do Centro foram envolvidos, na tarde de terça-feira (11), em uma confraternização festiva no Salão da Comunidade Evangélica do município.

A programação contou com brinquedos infláveis, lanches e muita animação para celebrar o fim do ano. O evento marcou a comemoração, ainda, do aniversário de todas as crianças assistidas pelos programas que aniversariaram no segundo semestre deste ano. As atividades foram acompanhadas pela primeira-dama de Ernestina, Malgari Boehm; pelo secretário de Saúde e Assistência Social, Leonel Borba; e pela coordenadora do Cras, Adriana Voigt, além dos colaboradores do Cras e dos oficineiros que conduzem as atividades junto aos grupos.

Atualmente, o Cras mantém as oficinas de futebol, dança, culinária, Melhor Idade (com quatro grupos ativos), Banda Municipal, capoeira e artesanato para crianças e adultos (no interior do município, a oficina de artesanato é desenvolvida em parceria com o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar). O secretário Borba revelou que a Administração Municipal fez grande esforço neste ano para manter as oficinas do Cras ativas, pois o Governo Federal tem atrasado o repasse dos recursos para os programas da Assistência Social. “Conseguirmos manter todas essas oficinas ativas é motivo de muita alegria a todos nós, pois entendemos a importância delas na vida de cada participante. Obrigado também à equipe que realizou um grande trabalho”, afirmou Borba.

O evento também contou com a distribuição de lembranças do Cras doadas pelo Grupo de Amigos Encontro de Gigantes, de Passo Fundo. O grupo é composto por cerca de 70 integrantes e resulta da união de dois antigos blocos de carnaval, Pepecos e Marotos. O Encontro de Gigantes reúne seus membros anualmente e próximo à época de Natal, e neste ano decidiu contribuir para que o Natal das crianças ernestinenses fosse ainda mais alegre.