09 de dezembro de 2019 as 10:25 / Educação

Nota de reafirmação com os princípios da Educação

Diante do ocorrido na manhã da terça-feira, dia 03 de dezembro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Educarte, a Prefeitura de Ernestina, via Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo, reitera para a comunidade que as medidas cabíveis foram tomadas imediatamente após o ocorrido, tanto na esfera pedagógica como na esfera legal, e a situação segue sendo acompanhada junto aos órgãos competentes acionados, o Conselho Tutelar e a Polícia Civil.
Reafirmamos, também, que as políticas e práticas educacionais adotadas e ensinadas nas escolas municipais são totalmente contra qualquer tipo de violência, exclusão ou discriminação. A Educação é um elemento estruturante do desenvolvimento de toda pessoa e encontra-se na base da evolução humana, e acreditamos em uma Educação inclusiva, que respeite as particularidades de todo indivíduo, voltada a cidadania, aos princípios democráticos e ao direito individual de todo cidadão, como reza a Constituição Federal e a legislação educacional brasileira.
Reiteramos, ainda, a confiança no corpo diretivo da Escola Educarte, bem como em seus professores e colaboradores, e reforçamos nosso compromisso com uma educação horizontal, cidadã e inclusiva. E a família também é fundamental nesse processo. Há muitos princípios basilares na formação de cada criança, como o respeito ao ser humano, que não podem ser ensinados só na escola, precisam da plena participação da família para ensinar a criança a conviver pacificamente em sociedade. A Administração Municipal seguirá acompanhando a situação e reafirma o compromisso com a qualidade do ensino nas escolas, assim como com a garantia de um ambiente saudável para que os profissionais possam desenvolver o seu trabalho e as crianças possam adquirir conhecimentos e vivências essenciais para a vida em sociedade.

Administração Municipal de Ernestina 2017/2020