02 de dezembro de 2019 as 16:00 / Educação

Estudantes lançam a cooperativa escolar Coopecarte

A habilidade de trabalhar em conjunto é uma das mais necessárias nas instituições, ainda mais em ambientes cooperativos. E, quando isso acontece tendo em vista um desenvolvimento mais sustentável, melhor ainda. Essa prática tem sido vivenciada por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Educarte, de Ernestina. Eles fundaram, no dia 19 de novembro, a Cooperativa Escolar da escola, a Coopecarte.

Na Assembleia Geral, realizada no Salão da Comunidade Evangélica de Ernestina, foram eleitos também os membros do Conselho de Administração. A iniciativa é desenvolvida dentro do Programa A União Faz a Vida, promovido em parceria com o Sicredi. A intenção do projeto é despertar nos estudantes a importância e os benefícios da cooperação, colaboração e cidadania, por meio de atividades promovidas pela comunidade escolar ao longo do ano letivo. A ação incentiva, ainda, o desenvolvimento do senso de liderança e do trabalho em equipe, formulando uma proposta pedagógica educativa que poderá ser percebida em atividades práticas.

Antes da fundação da cooperativa, os estudantes participaram de estudos de viabilidade e atividades de formação, adquirindo novos conhecimentos e aprendizagens úteis não somente para o projeto, mas também para o desenvolvimento pessoal e, futuramente, profissional. Os estudos de formação foram conduzidos pela coordenadora das cooperativas escolares do Sicredi, professora Franciele Concatto, com o auxílio da professora orientadora da Coopecarte, Adrieli Vargas.

Líderes cidadãos

A iniciativa tem como principal objetivo, oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável. Além disso, o caráter formativo dos cursos e do projeto enquanto tal tem por finalidade a promoção da convivência, o respeito mútuo, a solidariedade, promoção da justiça social, igualdade, autonomia, a cooperação e a realização de objetivos comuns. Nelas, o caráter educativo, espírito cooperativo e o movimento entre o saber e o fazer são inerentes e constantes.

Através desses momentos de aprendizagens é proporcionada na gestão das cooperativas escolares a vivência dos sete princípios do cooperativismo: 1º Adesão voluntária e Livre; 2º Gestão democrática pelos membros; 3º Participação econômica dos membros; 4º Autonomia e Independência; 5º Educação, formação e informação; 6º Intercooperação e 7º Interesse pela comunidade.

No contexto atual onde se posicionam políticas econômicas que nem sempre promovem a inclusão social, o Cooperativismo vem conquistando espaços por ser social e economicamente mais justo e equilibrado. Segundo o gerente da Agência do Sicredi em Ernestina, Vilmar André Kerber, este é o principal desafio das cooperativas, tornar o trabalho cada vez mais visível para as comunidades, aproximando alunos em projetos que realmente tenham impacto social com a visão para o outro, para o ser humano. “As cooperativas escolares se constituem um excelente laboratório de aprendizagem do cooperativismo na sua essência, desde o seu estatuto, formação de conselhos e propostas de gestão. Através delas os alunos tomam conhecimentos relacionados à autogestão, ao empreendedorismo, a educação financeira e a valorização e respeito do Outro”, explica Kerber.

A ação é parabenizada pelo prefeito de Ernestina, Odir João Boehm. “Projetos como esse são muito bem-vindos, pois permite que os estudantes tenham contato com conhecimentos além da base escolar já trabalhada em sala de aula. Parabéns a secretária Ingrid Worst e às professoras, bem como ao Sicredi por incentivar iniciativas como essa”, congratula o prefeito.

Conheça os membros do Conselho de Administração da Coopecarte:

Presidente: Gabriel Krueger

Vice-presidente: Guilherme Ortiz