29 de novembro de 2019 as 12:25 / Educação

Capacitações preparam lançamento da Rota Turística em Ernestina

Está na reta final de elaboração da Rota Turística Caminhos que Encantam, que concentrará num roteiro articulado o potencial turístico de Ernestina aos visitantes. Os empreendedores ligados a iniciativa tem participado de reuniões e formações há alguns anos, em processo de maturação do projeto, planejamento, capacitação das famílias e preparação das propriedades.

A última atividade ocorreu na manhã de terça-feira, dia 12 de novembro, na Câmara de Vereadores de Ernestina. A palestra conduzida pela assistente técnica da Emater Luciane Gobbi oportunizou novos conhecimentos aos empreendedores e às entidades que apoiam as famílias. Luciane abordou questões relacionadas ao turismo local e turismo rural, com orientações técnicas e o potencial que pode ser explorado em cada propriedade.

Luciane explicou, também, como a Emater pode ser uma aliada de iniciativas de Turismo, contribuindo com orientações para a organização da propriedade e preparação do espaço para a acolhida aos turistas. As explanações foram acompanhadas por empreendedores do Turismo e por representantes de entidades que contribuem coma iniciativa, como a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Ernestina, Ingrid Worst; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Paulo Baumgratz; a presidente da Acipae, Bárbara Schimitz; e Rosane Treviso e Joana Hanauer, profissionais do Escritório local da Emater/RS-Ascar.

Após a reunião, as lideranças confraternizaram em um almoço no Camping Prainha – um dos locais que compõe a Rota Turística. Em seguida, visitaram outro atrativo presente no roteiro, o jardim da Dona Delci Gnich, reconhecida regionalmente pelo trabalho de jardinagem e decoração em sua propriedade.

Os encantos da Rota

Ernestina atrai anualmente milhares de turistas. Muito se deve a bela orla da Barragem de Ernestina, refúgio escolhido como principal destino na região principalmente em época de veraneio. Mas há muitos outros pontos que possuem potencial turístico.

Integram a Rota Turística Caminhos que Encantam, além do Camping Prainha e do jardim da Dona Delci Gnich, a Floricultura da Voni, a Agroindústria de Panificados Sabor do Campo, a Estância Velha Ecoturismo, o Museu Municipal Dona Ernestina, a Casa do Artesão e a Praça Municipal Norberto Otto Gayger.