21 de novembro de 2019 as 09:14 / Administração

Prefeitura constrói novo espaço para arquivo de documentos e agiliza serviços

A implantação de uma gestão eficiente passa diretamente pela elaboração de mecanismos que agilizem os processos. E não é só a tecnologia que é aliada neste momento. É importante também contar com espaços físicos adequados para um trabalho ágil, organizado e assertivo. E isso também é aplicável à gestão pública.

Para melhorar e agilizar os serviços cotidianos no expediente, foi concluída nas últimas semanas a primeira etapa da obra do novo arquivo de documentos da Prefeitura de Ernestina. Conhecido popularmente como “arquivo morto”, o espaço será destinado à organização e ao alojamento seguro de documentos oficiais do município, frutos do expediente diário nas repartições públicas municipais. Para realizar a obra, a Administração Municipal investiu R$ 33 mil reais, recursos próprios do município.

Mais agilidade é maior eficiência

Construída em anexo ao Parque Municipal de Máquinas, a obra entrará, agora, em sua segunda etapa, onde o espaço receberá novas melhorias. A relevância desta obra para uma maior eficiência nos serviços prestados à comunidade é destacada pela secretária de Administração, Mara Rubia dos Santos. “Ernestina já conta com 30 anos e até hoje não tínhamos um local específico e adequado para o arquivamento e a organização de documentos. Essa era uma reivindicação muito antiga dos servidores. Frequentemente temos de buscar documentos antigos por solicitação de munícipes ou por necessidades da própria Administração e, com esse espaço adequado construído pela Administração Municipal, os documentos serão melhor armazenados e organizados, agilizando a localização e permitindo maior eficiência no serviço”, revela a secretária.

Contribuir para que os servidores tenham melhores condições para a realização das atividades é uma função importante para a eficiência, avalia o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm. “É nossa atribuição, como gestores, melhorarmos a condição de trabalho dos profissionais que colaboram para que a gestão do município seja possível. É nossa função melhorar os espaços de trabalho e ficamos muito felizes em conseguirmos fazer isso, aos poucos, nesse período de poucos recursos. Melhorar a condição de trabalho é garantir maior eficiência e, de um modo bem direto, o melhor uso dos recursos públicos”.