07 de novembro de 2019 as 09:04 / Educação

Estudantes ernestinenses participam de Olimpíada Internacional de Programação

O município de Ernestina participou, pela primeira vez, de uma mostra internacional de programação e robótica. E esteve bem representado. Os estudantes Vinícius Alison Kuhn, Gabriel Brandão e Guilherme Ortiz dos Santos representaram a comunidade ernestinense na I Olimpíada Internacional de Programação com Scratch, evento parte do Festival Internacional Maker MOSTRATEC de Programação e Robótica (FIMMPRO).

A participação ocorreu no dia 22 de outubro, terça-feira, no Centro de Eventos e Negócios da FENAC, em Novo Hamburgo. A equipe formada pelos três estudantes desenvolve, junto a outros colegas estudantes, em turno inverso às aulas, o Projeto Letramento e Programação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Educarte, em Ernestina. A equipe foi acompanhada pela coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Estela Maris de Gois, e pelo professor Lucas Rodrigues, que trabalha com os estudantes do 6º e 7º anos da escola – professor responsável, também, pela inscrição da equipe e mobilização.

A equipe de Ernestina foi uma das 29 pré-selecionadas em todo Brasil para a competição. A participação na Olimpíada Internacional ocorreu após a seleção do projeto criado pelos estudantes. Elaborado em Scrath, o desafio exigiu que os estudantes elaborassem um jogo educacional de computador que mostrasse um problema real do país ou da comunidade e uma solução para esse problema. E o projeto desenvolvido pelos ernestinenses foi selecionado e convidado para a disputa internacional.

A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e isso exige que os estudantes tenham contato com as novidades no setor desde cedo, acredita a secretária da pasta, Ingrid Worst. Segundo a professora, “hoje as crianças já crescem em ambientes imersos em tecnologia e nós, educadores, também podemos demonstrar a elas como as novidades tecnológicas podem ser aliadas na Educação e na melhoraria da qualidade de vida”.