30 de outubro de 2019 as 20:51 / Educação

Osvalda, a cachorra mascote exemplo de afetividade na escola

Não é só com cadernos, caneta, lápis e borracha em mãos que um estudante é formado. Um outro elemento fundamental para a Educação é a afetividade, a empatia, a compaixão, levando o aluno a perceber que faz parte de um organismo complexo formado por outros seres vivos e que a convivência em harmonia é necessária para o equilíbrio no mundo.

A Osvalda é a mais nova testemunha de que a afetividade transforma a Educação. Assim passou a ser chamada a cachorra adotada pela comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Cruz, em Esquina Penz, há cerca de quatro meses. A cachorra, já em idade adulta, foi abandonada nas proximidades da escola, onde buscou abrigo, água e alimentação.

Dócil, cativou professores, colaboradores e estudantes do educandário. Agora já é presença confirmada na acolhida diária a todos que frequentam a escola. Além de contribuir com um cenário educacional que permita demonstrar na prática como a afetividade é benéfica a Educação, a acolhida a Osvalda também demonstra aos estudantes a importância da adoção responsável, explica a diretora da escola, Cláudia Mônica Machry. O educandário recebe estudantes da educação infantil ao quinto ano.

Responsabilidade coletiva

Estudantes se revezam diariamente para garantir que a nova mascote da escola tenha sempre água e alimento à disposição, além de doarem ração e remédios necessários para os cuidados veterinários do animal.

Osvalda também já é mamãe. Como ainda não foi castrada, a cachorra acabou dando à luz a cinco filhotes que foram cuidados pela comunidade escolar até o desmame. Após, os cachorrinhos foram adotados por estudantes da escola. Como conta a diretora Cláudia, “toda a comunidade escolar e vizinhos da escola acolheram a nossa iniciativa ajudando nos cuidados básicos da Osvalda. Mais ou menos 60 pessoas estão envolvidas nos cuidados, dos quais 47 são alunos da nossa escola, refletindo positivamente também na família de cada um”.

Campanhas de arrecadação

A comunidade escolar precisa de auxílio para garantir a Osvalda os cuidados necessários. Em uma campanha de arrecadação foram recolhidos 50 kg de alimentos para a cachorra e os filhotes. Agora, está ativa uma campanha para arrecadar recursos para a castração da Osvalda. “Já recebemos ajuda do Pet Guaipeca que vai fazer um preço menor para a castração e vai doar os remédios. A Maria Vargas, uma amiga da escola, irá levar a Osvalda a Ernestina para a castração e doou R$ 50 para a castração, depois irá trazer ela de volta para nós cuidarmos dela. A tia Iracema irá cuidar da Osvalda nos finais de semana e feriados, quando não estamos na escola. É um esforço de todos”.