10 de outubro de 2019 as 09:50 / Educação

Psicologia escolar recebe investimentos em Ernestina

Num contexto de imensos desafios que surgem da realidade de cada criança no processo de desenvolvimento emocional e cognitivo, seja no seio familiar, comunitário ou escolar, é preciso estar atento a saúde mental das crianças. Em Ernestina, a psicologia escolar é realidade desde o ano de 2018. A partir da implantação, o projeto tem sido aliado no acompanhamento e avaliação das crianças e adolescentes na rede municipal de ensino, com vistas às orientações do Projeto de Lei 3.688/2000.

Atenta a proporcionar aos estudantes as melhores condições possíveis que favoreçam o aprendizado e o exercício da cidadania, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo desenvolve um processo contínuo de investimentos para a evolução no acompanhamento diante das necessidades dos estudantes, tratadas como prioridades no planejamento da pasta.

A psicologia escolar contribui com a educação em seus mais diversos níveis, tanto na prevenção e tratamento de questões envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, quanto nas questões relacionadas a convivência e ao desenvolvimento no ambiente escolar. Para qualificar ainda mais o suporte de material de trabalho do corpo técnico envolvido no projeto, a Secretaria adquiriu testes psicológicos para uso junto à comunidade escolar.

Como explica a secretária da pasta, professora Ingrid Worst, a utilização das testagens psicológicas auxilia na verificação de estudantes que apresentam alguma dificuldade no processo de ensino-aprendizagem. “Com mais esse instrumento, as profissionais podem verificar a possibilidade de prevenção e tratamento. A compreensão de fatores que impedem a aprendizagem é necessária para adequação das metodologias utilizadas em nossas escolas para amenizar e suprir as necessidades de nossos alunos”, acrescenta a educadora.