10 de outubro de 2019 as 11:05 / Administração

Assistência Social já contabiliza R$ 125 mil em repasses em atraso pela União

Um dos principais desafios enfrentados pela Administração Municipal de Ernestina tem sido manter os serviços básicos prestados à comunidade diante do atraso no repasse de recursos por parte do Governo Federal e do Governo do Estado. O atraso no repasse dificulta novos investimentos no município, dada a necessidade de manter ativos projetos e ações fundamentais à comunidade local.

Para tentar sensibilizar o Governo Federal diante da necessidade da regularização nos repasses, o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm, esteve em agenda na Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta terça-feira (08), em reunião com a profissional Rosângela, responsável por orientar os municípios em relação a questões ligadas a Assistência Social.

Desde janeiro de 2019 o Governo Federal não efetua repasse de recursos à Assistência Social de Ernestina. Para manter os projetos, a Administração Municipal tem alocado recursos próprios, que poderiam ser aplicados em novos investimentos caso o Governo Federal cumprisse seu compromisso. Até agora, os repasses em atraso já somam mais de R$ 125 mil.

Além disso, o prefeito Boehm protocolou no Ministério da Cidadania, em ofício destinado ao ministro Osmar Terra, o pedido de liberação dos recursos. Os atrasos afetam programas da Assistência Social como oficinas, ações de fortalecimento social, programas como o PSB, PBF e IGD Suas, entre outros. O prefeito Boehm revelou ao Governo Federal que, caso os repasses não sejam regularizados, em 2020 os programas podem ser interrompidos devido à falta dos recursos oriundos do Governo Federal.