03 de outubro de 2019 as 09:30 / Educação

Gincana Farroupilha e atividades cívicas marcam Setembro nas escolas de Ernestina

Estudantes, professores e colaboradores da rede municipal de ensino de Ernestina tiveram intensas agendas no mês de setembro, com ações voltadas a aprendizagens significativas voltadas a construção efetiva de uma vivência cidadã, onde a comunidade escolar desenvolveu projetos de vivência intensa dos temas que envolveram a Semana da Pátria e a Semana Farroupilha.

No dia 17 de setembro, terça-feira, estudantes e professores das escolas das redes municipal e estadual de ensino participaram de uma programação com vivências tradicionalistas, desenvolvendo atividades que envolveram o projeto Escola no CTG. Como explica a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Ernestina, Ingrid Worst, “a rede municipal está sempre voltada e empenhada a oferecer ao educando o melhor no que se diz respeito à educação integral, diante disso é que foi desenvolvida a Gincana Cultural Farroupilha, que já está em sua segunda edição”.

A gincana mobiliza toda a comunidade escolar criando condições para um intercâmbio cultural, esportivo e educacional, respeitando as limitações individuais e oportunizando a interação entre os diversos agentes. “O lazer e as atividades lúdicas são necessárias ao educando e, para isso, é fundamental que se trabalhe em equipe, pois assim a solidariedade poderá ser exercida e valorizada”, acrescenta a educadora.

Ludicidade voltada ao ensino

A Gincana Cultural garante aos estudantes acesso às novas experiências para que possam desenvolver competências individuais e coletivas. As equipes foram formadas integrando alunos do 1º ao 5º ano e do 6º ano ao ensino médio, com olhos atentos ao espírito de cooperação presente em todas as fases da gincana.

A cada edição da atividade cultural são desenvolvidas ações diversas que envolvem o tema estadual, que em 2019 foi “Vida e obra de Paixão Côrtes”, o tradicionalismo em Ernestina e a educação municipal como um todo. “Com atividades lúdicas como essa, reforçamos em nossas crianças a bela cultura do nosso Rio Grande, apresentando a elas elementos históricos presentes em nossos hábitos até hoje. Além de criarmos um espírito coletivo de trabalho em equipe e incentivarmos a competição sadia, valorizamos a tradição gaúcha”.