22 de novembro de 2018 as 10:06 / Geral

Escola Municipal João Alfredo Sachser trabalhando no resgate de histórias e valores.

No dia 06 de novembro de 2018, os alunos dos anos finais da Escola João Alfredo Sachser, juntamente com suas professoras e a Diretora da EMEF, recepcionaram pessoas da mais alta importância para a nossa comunidade.
Com mais uma etapa do projeto União Faz a Vida concluído com o tema: “Compreender o passado para novos saberes futuros.” Reuniram-se na escola os avós de nossos alunos.
Estavam presentes: srª Maria Ivani Formighieri, srª Maria de Lurdes do Nascimento, srª Tereza e Juvenal Pruença, srª Ana Luzia Busch e sua filha Elsa Maria Formighieri, além da nossa colega; professora Marlene Busch Simor e das professoras Luciana Camargo, Adriele Vargas e a Diretora da escola prof Luciana Baumgratz.
Os alunos das séries finais da EMEF João Alfredo Sachser recepcionaram seus avós para trocar ideais sobre a história da comunidade.
Em um ambiente acolhedor, com direito a chá e lanche especial; produzidos com muito carinho por Ione e Vera, pode-se trocar ideias e saber como era o passado da nossa região.
Algumas questões importantes foram levantadas pelos alunos a exemplo: Como era a infância no passado de nossa localidade? Como a escola foi e é importante para a comunidade local? As experiências trocadas foram ricas e cheias de detalhes.
O projeto foi elaborado em cinco etapas: 1ª História da localidade 2ª Questionário aos familiares 3ª Visita as propriedades dos alunos e a confecção de memórias 4ª Encontro dos avós 5ª Exposição dos objetos e fotos de importância histórica das famílias.
A última etapa irá acontecer no período da manhã do dia 20/11, com a exposição na escola. Além de fotos antigas, também serão expostos utensílios utilizados pelas famílias. Objetos estes, de grande afetividade impregnada da história de cada família.
O projeto confirma que a história é compreendida também a partir das experiências de cada indivíduo. Essa junção de gerações aproxima o jovem de hoje acostumado com a tecnologia e o mundo a todo vapor, com as experiências de quem viveu numa época em que não existiam esses mecanismos. Com certeza é enriquecedor. Como professoras também aprendemos muito com essas pessoas maravilhosas. Agradecemos aos familiares que receberam nossos alunos de braços abertos em suas propriedades. E o nosso muito obrigado aos avós em especial dona Luzia, que nas suas 101 primaveras, compartilhou histórias maravilhosas com nossos alunos com muita disposição e uma vivacidade invejável. Dona Luzia foi a primeira professora desta localidade. Muito obrigada a todos vocês, por nos ensinar tanto!