17 de outubro de 2018 as 13:32 / Geral

PASSEIO DOS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DA EMEF JOÃO ALFREDO SACHSER – ERNESTINA

No dia 09 de outubro 2018, os anos finais do Ensino Fundamental da Escola João Alfredo Sachser do Município de Ernestina, visitaram no Município de Passo Fundo, os museus Histórico Regional e o acervo externo do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider. Em seguida, o grupo visitou o Museu Itinerante Egípcio no terceiro andar do Shopping Bella Citta.

A proposta foi unir atividade de conhecimento e lazer, proporcionando um momento de aprendizagem e diversão.

No Museu Histórico Regional de Passo Fundo, os alunos foram recepcionados pelos monitores dos Museus Históricos e de Artes Visuais. Os monitores explicaram de forma didática a exposição: “História e patrimônio na cidade de Passo Fundo” o significado de patrimônio material e imaterial. Neste espaço também foi apresentado aos alunos, um pouco da história de Fredolino Chimango, passo-fundense que lutou na Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. Fredolino teve sua vida tirada na Batalha de Montese seu corpo foi sepultado na Itália.

O prédio onde abriga os museus foi construído em 1911. Era antiga intendência municipal cujo nome damos hoje Prefeitura Municipal. Este prédio é tombado pelo patrimônio histórico do Município de Passo Fundo. Outras duas exposições foram apresentadas: as exposições: “Visões do Feminino – uma história sobre a saúde da mulher em Passo Fundo” e também a exposição permanente, de Bonecas do Festival Internacional de Folclore. Após os alunos visitaram a área externa do Mavrs, onde puderam observar diversas obras de arte e instalações.

Dando sequencia ao dia de estudo e lazer, os alunos e professoras foram visitar o Museu Egípcio Itinerante.

O idealizador do museu egípcio é o artista plástico Essam Elbattal, que montou um acervo significativo de informações, apresentadas em forma de réplicas esculpidas, pinturas em papiros, etc., as obras, permitem aos visitantes um mergulho na história da civilização egípcia; dos costumes, do povo, das crenças, das realizações artísticas e arquitetônicas, tudo o que torna possível o entendimento de uma civilização que há cinco milênios atrás já conheciam técnicas que usamos até os tempos atuais.

A exposição foi uma oportunidade de mergulhar nos mundos dos Faraós através do “Espetáculo de Som e Luz”, onde as estátuas, como se adquirissem vida, contavam sua história.

O encerramento das atividades do dia, contaram com uma divertidíssima sessão de Cinema no Shopping Bella Citta, juntamente com as professoras Adrieli Vargas, Luciana Camargo e Luciana Baumgratz.